Dicas de Reeducação e Alimentação Saudável para Emagrecer

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Se você quer emagrecer de forma saudável e não recuperar o peso de massa gorda que perdeu, a melhor maneira é fazendo uma reeducação alimentar para uma alimentação saudável e equilibrada. A reeducação alimentar é importante para todas as pessoas.

De algumas décadas para cá, a nossa vida começou a ficar cada vez mais agitada, seja no trabalho, seja nas relações e no dia-a-dia. Fazer uma alimentação completa e equilibrada é cada vez mais difícil, e quem paga o preço por esse desequilíbrio é o nosso corpo. São vendidos centenas de remédios que prometem emagrecimento, mas seus resultados são duvidosos, além de seu consumo não ser muito saudável, pois a maneira mais saudável de perdermos peso é do jeito natural: através da alimentação correta.

As pessoas, de modo geral, sempre criam expectativas quando ficam sabendo de alguma fórmula revolucionária de emagrecimento rápido, e o nível de frustração é bem maior do que o de expectativa criada, pois toda forma buscada para emagrecer rapidamente não é a indicada e natural, e o corpo acabará dando um jeito de recuperar o peso perdido, criando o efeito sanfona. O sonho do emagrecimento é algo a ser construído passo-a-passo, da forma mais natural possível, e é preciso ter disciplina para isso. Em uma reeducação alimentar este processo se torna muito importante, pois algumas dietas são contrárias as nossas atividades do dia a dia como trabalhar bastante ou simplesmente ter que se concentrar nos estudos. Então faça o certo desde o começo.

Muitas são as vezes em que nós comemos algo para compensar algum sentimento que existe dentro de nós, como a ansiedade, tristeza ou frustração. Os alimentos devem ser consumidos para nutrir o nosso corpo, não para que a gente coma mais do que o necessário. Claro que comer nos dá prazer, além de ser uma atividade social. Quem nunca saiu com os amigos para comer uma pizza, beber uma cerveja no bar ou ir a um churrasco de família? Não há nada de errado nisso, o que é errado é não haver equilíbrio.

Para você obter sucesso nessa missão de emagrecer, primeiro é preciso que você conheça suas fraquezas e limitações, para que traçar as metas seja algo mais fácil e prazeroso, e não um obstáculo chato a ser superado diariamente. A melhor maneira de emagrecer é aos poucos, para que o peso seja mantido a longo prazo. Para que a reeducação alimentar seja possível, é necessário que primeiro você passe por uma reeducação emocional.

 

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Sentir fome é diferente de sentir vontade de comer. A fome é aquela sensação ruim, que nos aperta por dentro, e que acaba quando nós nos alimentamos. Já a vontade de comer, é aquela que a gente acaba comendo qualquer coisinha, mas a vontade continua mesmo após isso, e aí voltamos para o armário ou a geladeira várias vezes, sempre procurando mais comida e consumindo mais do que o necessário.

Quando a pessoa está ansiosa ou chateada, a comida lhe tará uma sensação de prazer, uma forma de compensar a mente com algo gostoso. É importante que você seja honesto consigo mesmo e com as demais pessoas: procure falar sobre os seus sentimentos, frustrações e medos. Dividir isso com quem você gosta lhe fará bem, e sua mente se sentirá mais livre, fazendo você se sentir melhor, e a ansiedade ficará menor.

Buscar o auxílio de um profissional da nutrição é muito importante, pois ele poderá traçar o seu perfil, criando uma dieta adequada ao seu estilo de vida e comportamentos(a dieta Dukan tem se mostrado muito efetiva para perda de peso rápido). Estabeleça um dia da semana para que as compras sejam feitas, e inclua na lista os alimentos saudáveis, como legumes, frutas, fibras, alimentos integrais e pouco calóricos. Uma vez que as compras foram feitas, organize o seu armário com os alimentos magros, e não compre muitos alimentos que nos fazem perder o controle e engordam, como chocolates e guloseimas. Deixe estes para os finais-de-semana.

 

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Beber bastante água ao longo do dia é bastante importante, pois a água, além de hidratar e melhorar o funcionamento do metabolismo, sacia a fome. Evite os alimentos prontos, produtos congelados e “fáceis”, como lazanhas, nuggets e salsicha, além dos alimentos de fast food. É importante também evitar refrigerante e sucos artificiais ou de caixinha. Dê preferência aos sucos naturais, feitos na hora, pois estes são muito mais saudáveis e ajudam na sensação de saciedade da fome. Os alimentos integrais também são mais eficazes para o emagrecimento, uma vez que a absorção destes por parte do organismo é mais rápida. Pães integrais, arroz integral, aveia, granola e cereais em geral são muito bem-vindos (Veja aqui por que os carboidratos devem ser consumidos moderadamente e de preferência trocar os refinados pelos integrais).

Alimentos gordurosos e fritos também devem ser evitados, uma vez que atrapalham o processo do emagrecimento. Comece sempre a refeição com um prato caprichado de salada de folhas verdes, pois esta ajuda a diminuir a fome, além de ser pouco calórica em geral. Evite usar óleos temperados e condicionamentos prontos para salada: use vinagre ou suco de limão para temperar. No café da manhã e lanche da tarde, consuma iogurte, pão integral, queijo light e frutas. Substituir o açúcar por adoçante nos sucos e café também é legal, uma vez que o adoçante é bem menos calórico, mas não abuse de sua quantidade.

 

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Dar preferência às carnes brancas (frango e peixe) ao invés da carne vermelha também ajuda a emagrecer, pois geralmente são menos calóricas, e consumir peixe fresco é muito melhor do que consumir atum ou sardinha conservados em óleo, por exemplo. Se for consumir carne vermelha, tire as gorduras que são visíveis, e se a carne for grelhada ou assada será muito mais saudável do que se for frita. Os alimentos embutidos, como salsicha, mortadela, presunto e salame devem ser evitados, pois além de apresentarem muita gordura, contém bastante sódio, e o sódio retém líquido, fazendo com que seu corpo fique mais inchado.

Sobremesas são ótimas, mas consuma de preferência somente nos finais-de-semana. Se mesmo assim não for suficiente para você, então evite as sobremesas muito “gordas”, como pudins, bolos e tortas. Substitua estas por uma gelatina light, por exemplo, ou uma salada de frutas variadas.

Lembre-se sempre de aliar a alimentação saudável aos exercícios físicos diários(encontre aqui o que mais combina com você), pois assim o progresso será muito mais prazeroso e rápido. Nunca se esqueça que a força de vontade é a chave para abrir qualquer porta. Uma vez que você modifica sua consciência e seu emocional, atingir as metas será algo mais agradável, e o resultado disso será o combustível que você precisa para continuar prosseguindo.

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