Motivação para Emagrecer

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Você vive pensando em perder peso, mas não sabe por onde começar? Acredita que falta motivação para emagrecer? Talvez você já tenha ouvido falar que com força de vontade nós podemos tudo. Talvez a força de vontade nos impulsione em muitos momentos de nossas vidas, mas quando se trata de perder peso, a coisa é diferente.
Depositar toda a esperança na força de vontade pode ser um grande erro. Não que ter força de vontade seja ruim, mas confiar apenas nela para atingir uma meta costuma ser frustrante.

Não é incomum que as dicas de motivação para emagrecer digam às pessoas que elas devem confiar em suas forças de vontade para que consigam emagrecer. O problema é que a nossa força de vontade é finita e, portanto, tem um limite. Quando chegamos nesse limite, não é incomum que a gente acabe desistindo da meta, e lá se vai todo o tempo que dedicamos à uma dieta.

A força de vontade e motivação não são usadas por nós apenas quando pretendemos emagrecer. A gente usa a nossa força de vontade diariamente, seja para desligar o despertar, seja para levantar cedo e enfrentar todas as dificuldades do trabalho e do dia. Ainda há aquelas pessoas que chegam cansadas do trabalham e devem dedicar um tempo aos seus filhos. Portanto, força de vontade e motivação são coisas que a gente utiliza para seguir em frente.

A gente chega cansado em casa, querendo descansar e curtir um pouco. Quantos de nós pensa em vida saudável e em emagrecimento quando estão cansados? Pouquíssimo. E é exatamente por esse motivo que escolher apenas a força de vontade para se conseguir motivação para emagrecer é um erro.

Motivação Para Emagrecer e Mudança de Hábitos

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Apesar da força de vontade, sozinha, não ser suficientemente forte para a perda de peso, a motivação deve ser o gatilho para o emagrecimento. Em outras palavras, grande parte das pessoas que estão insatisfeitas com o próprio peso acaba adotando novas posturas e hábitos no dia a dia quando sente aquela motivação interior.

Uma vez que você está disposto a perder peso e quer começar a mudança, é fundamental que utilize técnicas e adote (ou mude) hábitos que irão reforçar a sua meta, facilitando o processo de emagrecimento e possibilitando uma vida mais saudável, principalmente quando o emagrecimento estiver mais difícil de se alcançar.

Porém, como em toda boa teoria, na prática as coisas podem não ser tão simples quanto parecem. Botar na cabeça que é necessário que haja motivação para emagrecer pode contribuir muito para quem tem dificuldade em mudar de estilo de vida, mas você deve estar convicto quanto ao seu objetivo e não desanimar.

Em mais ou menos 30 dias de foco no objetivo, já é capaz que você perca um bom número de quilos. O mais importante é que você não desanime, e busque sempre novos métodos para conseguir seguir com o plano em frente sem desanimar.

Seguir um sistema, portanto, pode te ajudar a conseguir em frente com a motivação necessária, seja para emagrecer, seja para quaisquer outras coisas na sua vida. Confira 5 passos que te ajudarão a ter motivação para emagrecer e a vencer os possíveis obstáculos:

1- Tenha um objetivo claro. Antes de se adotar qualquer estratégia, é importante que você tenha em mente algum objetivo. Se o seu objetivo é bastante específico, como emagrecer, você precisa ser realista quanto ao que você dispõe para usar ao seu favor. O seu objetivo, portanto, deve ser claro e possível de ser realizado.

2- Encontre algo grande que sustente o seu objetivo. Quando nós queremos algo, geralmente há um motivo para que queiramos isso. Ter sempre um “por que” na mente é importante para que você mantenha o foco e trace planos estratégicos que te levarão ao seu objetivo e, consequentemente, à conquista da meta. Lembre-se sempre do seu objetivo e do que você dispõe. Confira alguns exemplos:

“Eu quero emagrecer 10 quilos em 3 meses reduzindo a quantidade de calorias que ingiro”.

“Eu quero ganhar resistência física aumentando a velocidade da corrida que faço no parque”.

“Eu posso diminuir o nível de colesterol readaptando a minha dieta”.

“Eu vou melhorar a minha saúde mudando alguns hábitos no meu dia a dia”.

“Eu quero perder peso de maneira consciente e gradualmente, sem adotar uma dieta radical”.

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3- Crie técnicas que apoiem a sua causa. Quando você conseguir achar a resposta do “por que”, é hora de criar hábitos para atingir o seu objetivo. Para isso, você pode reforçar aquilo que liga você ao seu objetivo. Todas as manhãs, por exemplo, assim que tiver escovador os dentes, você pode se olhar no espelho e dizer a si mesmo que quer emagrecer e vai conseguir. Ao colocar em prática esse exercício, você reforça a sua força de vontade e a motivação para emagrecer. Quando for se alimentar, faça a mesma coisa. Tenha sempre em mente o seu objetivo e o que você precisa fazer para que ele seja alcançado.
4- Foque naquilo que você gosta. O foco às vezes foge das nossas mentes, e é justamente por esse motivo que devemos sempre estar atentos. Você pode, por exemplo, pensar nos alimentos que pode comer que irão facilitar o processo de emagrecimento, ao invés de pensar naqueles alimentos que você não pode comer. Essas pequenas táticas mentais ajudam o foco a se manter firme.

5- Dê prêmios a si mesmo. Esse é o passo mais fácil de ser feito, mas nem por isso é menos importante. Ganhar uma recompensa quando se atinge um determinado objetivo é algo merecido, e que contribui significativamente para que a motivação continue forte. Permita-se comprar um presente para si próprio, ou sair para se divertir com os amigos pelo menos uma vez por semana, por exemplo.

Com as dicas acima, manter a motivação para emagrecer torna-se uma tarefa mais fácil. Você deve tentar adaptar esses 5 passos ao seu estilo de vida, e principalmente à sua forma de pensar. Evidentemente cada pessoa possui características e vidas diferentes, então qualquer sistema que você seguir deve se adaptar à você. Caso contrário, a motivação e a força de vontade irão durar menos, e isso fará com que você desista do seu objetivo. Não é isso o que você quer, certo?

Como em diversas situações na vida, a motivação para emagrecer é importante para o sucesso de qualquer dieta e mudança de hábitos. Os princípios apresentados nesse artigo podem e devem ser adaptados a quaisquer objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. A pura e simples motivação deve servir de gatilho, mas dificilmente ela terá muita serventia se estiver sozinha. Os pequenos hábitos que você adota, as mudanças de pensamento e de estilo de vida, esses sim são os responsáveis pelo sucesso de qualquer objetivo que você deseja alcançar. Em alguns dias será mais difícil seguir todos os passos, e isso é normal. A nossa mente deve sempre estar focada naquilo que queremos, mas não necessariamente 24 horas por dia.

Adotar uma alimentação equilibrada e saudável, aliada à prática constante de atividades físicas, também são passos essenciais para a boa saúde e para a perda de peso. Dessa maneira, o sucesso virá.

Adotando Atitudes Positivas

Uma vez que o seu objetivo está definido e você já conhece os passos conseguir motivação para emagrecer, é hora de conhecer algumas atitudes positivas para a saúde e para o emagrecimento.

– Anote o seu objetivo e coloque na sua cabeça que a luta pela mudança é um pouco árdua, mas gratificante. Não desanime, faça as coisas aos poucos, não tenha ânsia por resultados rápidos e milagrosos. Passo a passo você vai cumprindo partes do seu objetivo, e no final pode ver que tudo valeu a pena.

– Pratique atividades físicas, pois com elas emagrecer é mais fácil e saudável, tanto para o seu corpo como para a sua mente. Há diversas dietas que você pode adotar para facilitar a perda de peso, mas nenhuma dieta é milagrosa. O intuito de uma dieta emagrecedora é proporcionar uma facilidade no dia a dia, e nunca substituir uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Estabeleça um número de quilos que você deseja eliminar em um mês (por exemplo, 4 quilos). Dessa maneira fica mais fácil você controlar a quantidade de calorias ingeridas.

– Encontre alguém que esteja disposto a fazer dieta com você. Conviver com pessoas que possuem hábitos alimentares parecidos é a melhor maneira de você não cair em tentação e furar a dieta. Além disso, ter alguém cujo objetivo é parecido com o seu é uma maneira agradável de se vivenciar novos estilos de vida, além das aflições e dificuldades poderem ser divididas. Uma pessoa pode dar o apoio que a outra precisa. Portanto, tentar encontrar alguém que esteja disposto a fazer atividades físicas e a se alimentar melhor junto de você é uma excelente maneira de se conseguir motivação para emagrecer.

– Conte sobre a sua motivação e sobre os seus planos para os seus amigos e familiares. Quando se trata de motivação, muitas vezes as pessoas mais próximas da gente podem dar aquela força que precisamos em determinados momentos da vida. Poder confiar em quem te quer bem é uma maneira de se viver de forma mais plena e feliz. Além disso, quando as pessoas que gostam de você sabem sobre as suas metas, muitas vezes acabam abrindo mão de certas coisas para que você possa ter o apoio necessário, como, por exemplo, deixarem de comer determinado prato na sua presença, por saberem que ele te dará vontade. Essa também é uma maneira de você conseguir convencer mais gente a mudar os hábitos com você.

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