Natação Emagrece?

Categoria Aeróbio, Exercícios

Natação emagrece? Se você está em busca de uma solução para eliminar e entrar em forma de forma agradável, saiba que a natação pode ser a saída para o que você precisa. Além de prazeroso, este esporte proporciona um corpo mais esculpido ao longo do tempo. Porém, apesar da natação proporcionar a e o , ela deve ser realizada como um exercício aeróbico, ou seja, você deve fazer um pouco de esforço, e não apenas dar algumas braçadas ou entrar na água para relaxar.
O segredo dos aeróbicos é que eles proporcionam o aumento do batimento cardíaco e, consequentemente, o aumento dos movimentos do corpo. Na questão da natação, isso pode ser feito até com nados em volta da piscina, um ato que proporciona um desafio para o seu corpo. Cronometrar o tempo das voltas é uma boa maneira de se tentar aumentar a velocidade e bater o próprio recorde.
A aula de natação aeróbica é uma boa opção para que o plano de emagrecimento se torne mais fácil. O uso de alguns produtos durante os exercícios ainda podem contribuir para a queima de gordura e a tonificação muscular. Quase todas as pessoas podem se beneficiar com esta atividade física, especialmente para aquelas que estão muito acima do peso, assim como aquelas que apresentam contusões e, no caso das mulheres, estão grávidas. Como a natação é um exercício que causa pouco impacto nas juntas, ela é uma das atividades físicas mais recomendadas. Além disso, os exercícios realizados embaixo da água contribuem para a diminuição do estresse!
No caso das mulheres gestantes que querem emagrecer, é importante a gente destacar que a realização de exercícios aeróbicos ao longo da gravidez são bastante positivos, principalmente a natação. Além de proporcionar o emagrecimento, ela anda contribui para um maior suporte do peso do útero, algo natural na gravidez em seus estágios finais. No caso das pessoas obesas, a água contribui para um maior suporte do corpo, e ainda preserva os músculos e as juntas.
É importante que você também saiba que, como quaisquer exercícios feitos na água, a natação só proporcionará a perda de peso e a queima de gordura quando realizada com consistência. É fundamental que qualquer plano de mudança corporal seja regular e frequente, a fim de que os benefícios sejam alcançados.
A segunda coisa é você se atentar aos hábitos alimentares e ao apetite. Como a natação proporciona o emagrecimento, é comum que haja mais apetite após a realização dos exercícios. Seguir firme com a também é fundamental para o sucesso do emagrecimento. Procure seguir uma saudável e equilibrada, pois isto é essencial para todos que querem . Como qualquer outra atividade física, a natação deve ser iniciada de forma moderada, e o aumento da velocidade e a duração deve ser gradual.
Procure seguir uma rotina de exercícios, pois assim a meta da perda de peso pode ser alcançada de maneira mais rápida. Aumentar o número de braçadas, bem como a duração dos exercícios, ajuda a intensificar o treinamento.

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Exercícios de Natação

Há diversas modalidades de exercícios que você pode realizar na natação. Muitos escolhem realizar voltas na piscina como o exercício principal, aumentando assim a energia e a resistência. Se você quiser aumentar a dificuldade, procure aumentar a velocidade após realizar um determinado número de voltas. Nadar cerca de cinco voltas em um ritmo lento ajuda a aquecer. Após isto feito, realize uma volta com uma velocidade maior. Depois, procure nadar de costas por duas voltas, pois isto ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos. Repita a rotina se possível.
Além da natação, há outros esportes aquáticos que ajudam a emagrecer, como o basquete aquático, por exemplo. Ele exercita bem as pernas, já que você deve se manter flutuando. Uma boa maneira de se acelerar a perda de peso com a natação é aumentar a duração e a intensidade dos exercícios. Se você nada 15 voltas durante uma sessão, experimente realizar 25 ao invés de 15. Você também pode nadar menos voltas, desde que você aumente a velocidade das mesmas. Neste caso, a distância percorrida não é tão significativa.
Outra maneira de se perder peso com exercícios físicos é convidar um amigo que esteja disposto a fazê-los, pois um treinamento feito em conjunto aumenta a motivação, principalmente quando a meta de ambos é comum. Decidir a duração dos exercícios é uma boa maneira de se organizar. Competir entre vocês pode ser uma maneira divertida de de se emagrecer, pois há mais motivação.
Aulas de natação realizadas em um clube ou escola também são motivacionais, já que geralmente os membros têm objetivos parecidos. A frequência dos treinos muitas vezes é flexível, se encaixando na agenda de muitas pessoas. Diversos esportes aquáticos são oferecidos nos clubes, como polo aquático, vôlei aquático e basquete aquático. Jogos realizados em piscinas são divertidos e contribuem significativamente para a perda de peso.

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Benefícios e Técnicas da Natação

Apesar de algumas pessoas afirmarem que a natação não é tão boa para quem quer emagrecer, ela é um excelente exercício fitness, que ainda fortalece os músculos, além de proporcionar a redução da gordura corporal. De acordo com muitos fisiologistas, a natação é uma excelente maneira para aqueles que querem tanto emagrecer, como ganhar massa muscular e definir o corpo.
A flutuabilidade da água até pode facilitar o trabalho de se mover, ainda mais quando comparamos a natação com exercícios realizados em terra. Porém, o esforço que você exerce para nadar “contra” a água leva a um aumento de gasto energético. Segundo um estudo conduzido em 2010 pela pesquisadora e acadêmica Kay Cox, da The University of Western Australia, nadadores perderam mais peso após um ano do que aqueles que realizaram caminhada no mesmo prazo. Apesar das diferenças não terem sido gritantes, os nadadores perderam cerca de 1,1 quilos a mais do que aqueles que praticaram caminhada. Portanto, a natação é uma boa opção para aqueles que querem perder peso. Além disso, a natação oferece menos riscos às articulações, quando comparada com caminhadas e corridas, o que significa que as chances de você sofrer lesões com ela são menores.
Kay Cox também acredita que a temperatura fresca da água na piscina, algo em torno dos 26°, pode explicar o motivo dos nadadores do seu estudo terem perdido mais peso do que aqueles que praticaram atividades físicas em terra. Porém, a água fria paradoxalmente também pode levar a um maior consumo de . Isto supostamente pode acontecer devido ao fato da água fresca levar a um consumo maior de energia corporal, já que o corpo tenta restaurar a temperatura normal, levando ao aumento de apetite. Os exercícios realizados em terra geralmente aumentam a temperatura do corpo. Já os exercícios realizados na água podem ter o efeito oposto, principalmente se realizados no mar.
A água fria faz com que você queira comer ou beber algo, a fim de restaurar a temperatura corporal, levando os nadadores a comerem mais do que os indivíduos que realizam exercícios terrestres. Portanto, a vigilância sobre a ingestão de alimentos é importante.
Apesar deste fato curioso, é comum que os nadadores procurem se aquecer após o mergulho realizando atividades que aumentam o calor, levando à queima de mais gordura. Se aqueles que praticam natação não comerem excessivamente após a atividade física, é bastante provável que a natação contribua significativamente para a perda de peso de forma mais intensa.
É importante salientarmos que exercícios feitos sob supervisão profissional tendem a ser mais eficazes, principalmente quando a orientação é feita no início. A técnica neste caso não é tão importante, pois você deve conseguir nadar bem para que os quilos sejam perdidos, caso contrário, você ficará exausto. Uma pessoa que consegue nadar de 10 a 12 metros sem parar tem mais chances de realizar a atividade de maneira mais satisfatória.
É comum que clubes e escolas de natação ofereçam aulas que ajudam a combater o acidente vascular cerebral, e os treinadores podem orientá-lo em algumas sessões. Desta maneira, os benefícios da natação são mais sentidos, principalmente em se tratando de indivíduos com sobrepeso, já que este esporte não tende a ser doloroso.
Se você nunca praticou natação e tem vontade de experimentar, saiba que o melhor exercício é aquele que faz você se sentir bem. Caso a natação seja o método que você escolheu e tonificar o corpo, praticar natação por pelo menos três dias por semana é uma excelente maneira de se conquistar tais objetivos. A natação pode não ser o exercício mais escolhido para tal finalidade, mas com certeza ela é uma excelente opção. Portanto, quando você ouvir alguém perguntar se natação , saberá a resposta!

 

A seguir, confira este vídeo sobre os diversos benefícios da natação:

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