Tabela Nutricional do Ovo

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O ovo de galinha é um alimento amplamente consumido em todo o mundo. Frito, cozido, fervido e até mesmo cru, o ovo ainda é um dos ingredientes dos mais diversos tipos de receitas e pratos, sejam eles salgados ou doces. Apesar de ainda existir certa controvérsia sobre os efeitos que esse alimento causa à e ao coração, há um grande número de especialistas e estudos científicos que garantem: uma que inclui o consumo de ovo é saudável.

Se hoje sabemos que o ovo traz benefícios para aqueles que o consomem, não há muito tempo a história era um pouco diferente. Em um passado não tão distante, os médicos advertiam sobre os riscos que o consumo do ovo pode trazer, como o aumento do colesterol. Contudo, hoje sabemos que o ovo de galinha, desde que consumido moderadamente, é saudável e tem diversos benefícios para a nossa saúde.

São duas as partes em que o ovo é dividido: a clara e a gema. A clara do ovo é uma excelente fonte de albumina, uma proteína de origem animal cujo valor biológico é bastante alto, além de possuir um excelente aminograma. O consumo da clara do ovo ajuda a reparar os músculos e a prolongar a sensação de saciedade, já que ela é uma proteína que tem longa absorção. A gema do ovo, muitas vezes mal vista e considerada um vilão para a saúde, é fonte de diversos nutrientes, como o ferro, a colina, a lecitina, o ácido fólico, a biotina, a luteína, as vitaminas B e E e antioxidantes.

Muitas pessoas separam a clara da gema para consumir somente a clara, já que ela tem menos . Realmente consumir gema em grandes quantidades não é algo saudável. Porém, o seu consumo moderado garante benefícios para a nossa saúde. Se você é o tipo de pessoas que consome bastante ovo, pode deixar de lado a gema de alguns deles, mas não precisa deixar de consumir totalmente essa parte do ovo que também é importante.

A seguir, confira algumas curiosidades e os benefícios do ovo para a nossa saúde:

A Gema do Ovo Contribui para o Desenvolvimento Cerebral

A gema do ovo é uma excelente fonte de colina, um elemento essencial da vitamina B. O consumo de colina ajuda a melhorar a função neurológica e a redução de inflamações. Ela também é uma aliada na redução dos efeitos da perda de memória decorrente da idade avançada. A colina também contribui para um melhor resultado dos físicos, além de controlar os níveis do colesterol e ajudar a melhorar a saúde do nosso fígado.

O Ovo é Rico em Proteínas

O ovo é considerado um dos melhores alimentos, quando nos referimos à qualidade de proteína. Um ovo de galinha de tamanho grande satisfaz 10% das necessidades diárias de proteínas que uma pessoa adulta tem. A proteína do ovo é absorvida e utilizada pelo nosso organismo plenamente. Além disso, a proteína do alimento é completa, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir. Outro ponto positivo do ovo é que a sua proteína garante melhores resultados no fortalecimento muscular, quando comparada às proteínas de outros alimentos.

As Cores da Clara e da Gema

Apesar da gema do ovo ter uma grande coloração, muitas vezes variando de ovo para ovo, esse fato não interfere no valor nutritivo do alimento, já que a cor é consequência da da galinha. As galinhas que se alimentam de grãos e gramíneas botam ovos cujas gemas têm uma coloração amarela mais viva, mas isso não significa que seus ovos são necessariamente mais nutritivos. Já a coloração da clara varia de acordo com a idade do ovo. Quanto mais velho o alimento for, mais sua clara será branca.

A Variação das Cores dos Ovos

Apesar de algumas pessoas afirmarem que os ovos brancos e vermelhos têm suas diferenças, as cores do alimento variam de acordo com a raça da galinha.

A Validade do Ovo

O prazo de validade do ovo é de até 3 meses após ele ter sido posto. Para que ele seja devidamente armazenado, é preciso que fique em um local fresco e/ou refrigerado, garantindo assim o seu prazo de validade. Apesar do ovo cru ser consumido e utilizado em diversas receitas, como maionese e gemada, preferencialmente deve-se evitar consumi-lo assim, para que o risco de se adquirir salmonela seja evitado.

O Ovo Previne Doenças Oculares

Pessoas que consomem ovos diariamente têm menos chances de desenvolverem catarata, uma vez que o alimento possui luteína e zeaxantina em sua composição. É o que garantem os pesquisadores.

Gordura na Medida Certa

Um ovo de galinha contém a baixa quantidade de 5 gramas de gordura. Apenas 1,5 gramas da gordura do ovo é saturada.

Colesterol do Ovo

Há não muito tempo, acreditava-se que o consumo do ovo tinha um impacto negativo sobre os níveis do colesterol. Porém, o consumo moderado do alimento é benéfico para a nossa saúde. Estudos recentes mostram que o consumo diário de dois ovos não interfere no perfil lipídico e, na realidade, pode contribuir positivamente.

Vitamina D

Hoje sabemos que o ovo é um dos poucos alimentos que contém vitamina D em sua composição original. A vitamina D é fundamental para a saúde dos nossos ossos e dentes, pois contribui positivamente na formação dos mesmos. Ela também auxilia no processo do , além de fortalecer o sistema de defesa do nosso organismo, contribui para a prevenção e tratamento de diversas doenças, como o a hipertensão e o diabetes, e seu consumo está associado à uma vida mais longa e saudável.

O Ovo Previne o Câncer de Mama

O consumo de ovo pode contribuir para a prevenção do câncer de mama. Um estudo realizado com mulheres apontou que aquelas que consumiam ao menos 6 ovos semanalmente reduziram o risco de desenvolver câncer de mama em 44%.

Contribui Para a Saúde das Unhas e Cabelos

O consumo moderado de ovo também é benéfico para a saúde das nossas unhas e cabelos, pois o ovo é grande fonte de enxofre, vitaminas e minerais. Além disso, diversas pessoas acreditam que o consumo do ovo acelera o crescimento do cabelo.

O Ovo é Fonte de Minerais

O ovo contém minerais como o ferro, que contribui para a formação de glóbulos vermelhos; zinco, que melhora a nossa imunidade; cálcio, que fortalece os nossos dentes e ossos; fósforo, também importante para a saúde dos nossos dentes e ossos; iodo, fundamental para a regulação dos hormônios da tireoide; selênio, que protege as nossas células da oxidação, tal qual a vitamina E.

Tabela Nutricional do Ovo

 

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