Missão seca barriga

1. Ingira líquidos apenas antes ou após as refeições

linquido

A ingestão de líquidos (água ou sucos também) durante as refeições não é o indicado, e sabe por quais motivos? O seu estômago dilatará, pois além do alimento, ele precisará também receber o líquido, e isso com o tempo fará com que ele vá ficando maior, por ser elástico. Uma vez que ele aumenta de tamanho, a sua sensação de saciedade ficará comprometida, fazendo com que você queira comer mais, consumindo mais do que o necessário para a manutenção do seu corpo. Outro motivo é de que o líquido interfere na acidez gástrica, responsável pela absorção das vitaminas, minerais e nutrientes, prejudicando esta absorção e dificultando a digestão, e assim o seu organismo não trabalhará da maneira mais saudável. O ideal é beber 20 minutos antes da refeição, ou 20 minutos após esta.

2. Adicione mais fibras na alimentação

Fibras

Você já deve ter ouvido falar que as fibras ajudam a aumentar sensação de saciedade e cumprem um importante papel na digestão também. Os alimentos integrais, legumes e verduras também ajudam o intestino a funcionar melhor, auxiliando na perda de peso. Dê preferência às farinhas e pães integrais, pois estes têm uma absorção mais rápida no organismo. Adicione ao seu cardápio frutas, granola, aveia, linhaça, mas sem exagerar. O equilíbrio é a chave. Lembre-se de beber bastante água ao longo do dia também, pois esta ajuda o corpo na hora da digestão, diminuindo a produção de gases e fazendo com que você vá ao banheiro regularmente.

3. Coma devagar, mastigue bem os alimentos, usufrua do momento da sua refeição

comendo-melancia

Quando você mastiga os alimentos com muita rapidez, acaba ingerindo uma maior quantidade de ar ao engolir, e isso faz com que a sua barriga aumente de tamanho, por incrível que pareça. Quando você mastiga seus alimentos com maior cuidado, evidentemente os parte em pedaços menores, fazendo com que a digestão aconteça de uma melhor maneira. Com a digestão acontecendo da maneira correta, o fluxo sanguíneo não aumentará, e você não sentirá aquela sensação de estufamento.

4. Alimente-se mais vezes durante o dia, mas em quantidades menores

se-alimentando

Esse é um passo muito importante, e que deve ser feito diariamente também. Quando você come mais vezes por dia (de preferência a cada 3 horas), acaba sentindo menos fome, e isso faz com que seu corpo não acabe ingerindo mais do que o suficiente. Lembre-se que o segredo é o equilíbrio. Uma vez que você sente menos fome, suas porções de alimento serão menores, e isso facilita muito a digestão e o funcionamento do seu metabolismo. Dê preferência aos alimentos leves e nutritivos, como as frutas ou pães integrais com queijos magros, por exemplo.

5. Evite o sal em excesso

sal-em-excesso

O sal é um dos aliados ao inchaço do seu corpo e no ganho da barriga. O que acontece é que ele provoca retenção de líquidos, e isso dá uma péssima sensação de barriga pesada e inchada. Evite os famosos alimentos “fáceis” industrializados, como os molhos para saladas em geral, condimentos como mostarda, ketchup e maionese, sopas instantâneas de envelope, o famoso miojo (seu tempero tem uma quantidade de sódio absurda), refrigerantes (acredite, eles possuim muito sódio também, além de outros ingredites nada saudáveis), sucos de caixinha artificializados, azeitonas, picles em conserva, etc. Dê sempre preferência aos alimentos naturais. Claro que não é sempre que podemos consumir o que é melhor e natural, então evite o exagero no dia-a-dia destes produtos que já vêm prontos. Ingerir bastante água também ajuda o seu corpo a se livrar do sódio através da urina.

6. Carboidratos durante a noite estão proibidos

carboidratos

Durante a noite (mais ou menos após as 19:00h) o nosso corpo começa a se preparar para dormir, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais lenta, e a digestão consequentemente também. O carboidrato, como as massas e os alimentos doces, nos dá energia, e o nosso corpo armazenará essa energia, já que de noite pouco usamos, e esta energia será convertida em gordura, fazendo com que haja ganho de barriga, evidentemente. Você pode conferir a nossa lista de alimentos proteicos para consumir durante a noite.

7. Durma de 6 a 8 horas diariamente

dormindo

O nosso cérebro é o grande responsável pelo funcionamento de tudo que há no nosso corpo, por isso é muito importante mantê-lo saudável. Uma mente saudável significa um corpo saudável. Quando você se mantém descansado, a sua saúde melhora absurdamente. Se a sua mente está cansada, quem padece é o seu corpo, além do fato do cansaço exigir um maior consumo de energia (ou seja, alimento). Quando você está cansado e estressado, sua ansiedade aumenta, e o corpo tentará compensar isso de que jeito? Consumindo alimentos pouco nutritivos, como o chocolate, ou aquela comida gordurosa que é uma delícia, mas nada saudável!

8. Busque o auxílio profissional, como um nutricionista

nutricionista

Cada pessoa é única, e o metabolismo de cada uma também é único. Cada corpo funciona de um jeito, e cada pessoa precisa de um determinado consumo diário de caloridas diferente, de acordo com o funcionamento do seu corpo e também das tarefas diárias que ela cumpre. Se você quiser saber quais tipos de alimentos é melhor para o seu corpo, busque o auxílio de um nutricionista, pois ele saberá o que é ideal para você através dos exames necessários, além de uma conversa franca.

9. Tenha um tempo disponível para si mesmo

tempo

A rotina do dia-a-dia é desgastante e estressante. Você sempre está fazendo algo, seja trabalhando, estudando, ou os dois. É importante sentir-se útil para a sociedade, assim como é importante estar disponível para as pessoas que você ama, mas lembre-se: é preciso amar a si próprio. A pessoa mais importante para você, é você mesmo! Tenha um tempo livre para fazer as coisas que gosta. Pode ser sair, pode ser ser um livro, pode ser ir ao parque com o seu cachorro, pode ser namorar…o importante é você estar bem consigo mesmo, pois isso é essencial para uma mente sadia, e uma mente sadia significa um corpo sadio.

10. Pratique exercícios físicos regularmente

exercicio-fisico

Ok, já te dissemos muitas coisas que irão auxiliar na perda da barriga, mas mais do que uma alimentação equilibrada, em segundo lugar vem os exercícios físicos. O nosso corpo precisa se exercitar desde que o ser humano existe. Como uma máquina, você precisa estar em constante movimento para não “enferrujar”. Com os exercícios físicos certos(você pode escolher o que mais combina com você aqui), você irá gastar a energia que seu corpo não usa. Uma hora de caminhada por dia é o essencial, pois os exercícios aeróbicos ajudam muito o seu corpo na perda de gordura, e isso inclui a barriga! Seja a pé ou de bicicleta, tenha em mente que os exercícios físicos são, junto da boa alimentação, a chave para o equilíbrio e manutenção do seu corpo. Criamos um post sobre os mitos nos exercícios, dê uma olhadinha!

10 Passos Essenciais para Acabar com a Barriga
5 (100%) 1 voto

EMAGREÇA DE VERDADE!
Receba nossas atualizações por e-mail com dicas para você emagrecer com exercícios e dietas.