Dietas grátis

Desde os primórdios da humanidade as dietas fazem parte de nosso cotidiano auxiliando na manutenção da saúde. Atualmente são associadas a conseguir benefícios como emagrecer, controlar o colesterol ou as diabetes. Independentemente de seu objetivo, é essencial que qualquer dieta tenha sempre como objetivo a manutenção da saúde e controle de doenças que sejam ligadas a uma alimentação equilibrada. As dietas devem ser completas e conter a proporção dos nutrientes essenciais ao nosso organismo: hidratos de carbono, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Devem ainda ser variadas, nunca desrespeitando o limite de horário para se alimentar. Para garantir que a dieta tenha seus efeitos benéficos é necessário, além dos cuidados necessários para não pôr a saúde em risco, a indicação de um especialista da área. Abaixo listamos alguns tipos de dietas que podem contribuir positivamente para a saúde, sem gastar muito. A seguir, confira as principais dietas grátis da internet.

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Alimentos saudáveis

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Dieta de Baixo Carboidrato

A dieta de Baixo Carboidrato se concentra em alimentos com baixo teor de carboidratos e promete perder peso rapidamente. Esta dieta envolve comer alimentos que são baixos em carboidratos e gorduras, mas ricos em minerais e vitaminas, como brócolis, espinafres, tomates, ervas, morangos, peito de frango, peixe, leite, etc. Presume que o consumo excessivo de carboidratos pode causar o desequilíbrio de níveis de insulina, que por sua vez pode levar ao ganho de peso em excesso. Com esta abordagem de dieta, 10 por cento de sua ingestão calórica diária vem de carboidratos, 60 por cento vem de gordura e 30 por cento de proteína. Você deve consumir proteínas magras e gorduras mono e poli-insaturadas saudáveis, como azeite, óleo de linhaça, óleo de peixe, nozes, sementes e manteiga de amendoim. Existem, no entanto, muitos tipos diferentes de dietas de baixo teor de carboidratos, cada um permitindo diferentes tipos e quantidades de carboidratos. Em geral, todos eles restringem alimentos semelhantes, como grãos (farinha, massas e pão), feijão, certas frutas e vegetais amiláceos.

Dieta da Zona

Dieta da Zona promete perder 1 a 2 quilos por semana. Ela trabalha na ingestão diária de carboidratos, gorduras e proteínas, e considera o controle de porção como uma das chaves mais importantes para perder peso. Este tipo de dieta é focada em manter os níveis de insulina estáveis ou “na zona”, ou seja, não muito alto e não muito baixo, o que lhe permite perder peso e manter a sua energia alta. Consiste em consumir 40% de carboidratos, 30% de gordura e 30% de proteínas. Uma calculadora da zona é usada para determinar a quantidade exata de carboidratos, gorduras e proteínas que você pode consumir em um período de 24 horas. No que diz respeito ao controle das porções, as únicas ferramentas de medição que você precisa são sua mão e seu olho. No início você pode usar uma escala de cozinha, mas que você deve se acostumar a estimar e visualizar a porção de tamanhos por si mesmo. Nesta dieta é recomendada o consumo diário de 1200 calorias para as mulheres e 1500 calorias para os homens.

Dieta-da-Zona

Dieta Volumétrica

Esta dieta se concentra na saciedade ou na sensação de plenitude e satisfação depois de ter terminado de comer. É baseado em comer alimentos de baixa densidade, que são baixos em calorias, mas de alto volume. Esses alimentos podem encher seu estômago e fazer você se sentir mais completo mais rápido e por um longo período de tempo. Ela realmente funciona em reduzir a ingestão de calorias sem reduzir a quantidade de alimentos que você come. Alimentos com alto teor de água, como melancias ou uvas, promovem uma sensação de satisfação e plenitude mesmo com baixo número de calorias por consumo, e eles permitem que você possa comer porções maiores. O plano alimentar é dividido em 4 categorias:

  • Categoria 1 (alimentos de baixa densidade energética): A maioria dos alimentos ricos em água e fibra, tais como frutas frescas e legumes não amiláceos (vindos do amido), produtos dietéticos não gordurosos e sopas à base de caldo;
  • Categoria 2 (alimentos de baixa densidade energética): Frutas e legumes, grãos, massas, arroz, feijão, cereais de pequeno-almoço, peixe, carne de baixo teor de gordura, legumes e baixo teor de gordura pratos mistos;
  • Categoria 3 (alimentos de densidade média-energética): Carne, queijo, pizza, batatas fritas, salada, pão, sorvete e bolo;
  • Categoria 4 (alimentos de alta densidade energética): Biscoitos, batatas fritas, doces de chocolate, biscoitos, nozes, manteiga e óleo;

Para perder peso, você deve manter as duas primeiras categorias, reduzir os tamanhos das porções na categoria 3 e manter os alimentos da categoria 4 no mínimo.

Dieta de South Beach

Este plano de dieta permite que você escolha entre uma grande variedade de itens e não envolve contando calorias, gramas de gordura, carboidratos ou tamanhos de porções de medição.  A dieta de South Beach é focalizada em substituir os carboidratos maus e as gorduras más com bons carboidratos e gorduras boas. Comer esses alimentos com moderação irá ajudá-lo a perder peso e impedi-lo de ganhá-lo novamente. O programa de dieta consiste em três fases. Na primeira fase os carboidratos são quase completamente eliminados. Durante a segunda fase, eles são aumentados para 27 por cento, enquanto a terceira fase aumenta o consumo de carboidratos para 28 por cento da sua ingestão calórica diária total. Para manter o peso, você deve seguir o plano da terceira fase para o resto de sua vida.

Happy woman standing at the open refrigerator with fruits, vegetables and healthy food

Dieta da Sopa do Repolho

A dieta de sopa de repolho pode ser considerada uma dieta de moda, pois consiste em consumir sopa de repolho para uma semana inteira. Ela dura apenas sete dias e é extremamente baixa em calorias e rica em fibras. É possível perder em média 10 quilos em apenas uma semana e sem pratica nenhuma de exercício físico. Este programa de dieta envolve a adição de certos alimentos todos os dias.

A Dieta de 3 Dias

A dieta de 3 dias, também referida como a dieta cardíaca, destina-se a perda de peso rápida. É frequentemente usado em hospitais para pacientes cardíacos que precisam perder grandes quantidades de peso antes de ter uma cirurgia cardíaca. Possibilidade de perca de até 10 quilos em três dias e que você pode gerenciar a perder 40 quilos em um mês. Sendo extremamente baixo em calorias, é insalubre para seguir esta dieta por mais de 3 dias. Após o período de 3 dias, você deve retornar à sua ingestão normal de alimentos por cerca de quatro a cinco dias. Só então você pode repetir esta dieta novamente. Esta dieta consiste em comer porções moderadas de atum, carne magra, torradas, ovos e legumes. As porções devem ser comidas exatamente como especificado no plano de dieta. Somente sal, pimenta e ketchup podem ser usados para temperar alimentos e nenhum açúcar é permitido e são incentivados a beber 8 copos de água por dia.

Dieta-dos-3-Dias

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