Amendoim

A gama de alimentos saudáveis é imensa. São tantos alimentos que podemos e devemos incluir em nossas dietas que oferecem benefícios à saúde e que muitas vezes desconhecemos. Um destes alimentos é o amendoim.

O amendoim é amplamente utilizado na culinária de diversos países. Rico em nutrientes, os benefícios do amendoim são diversos. O amendoim também é rico em gorduras monoinsaturadas, o tipo de gordura que é enfatizado na dieta mediterrânea saudável para o coração. Estudos de dietas com ênfase especial em amendoim mostraram que essa pequena leguminosa é um grande aliado para um coração saudável. Em um estudo randomizado, duplo-cego e cruzado envolvendo 22 sujeitos, uma dieta monoinsaturada alta que enfatizou amendoim e manteiga de amendoim diminuiu o risco de doença cardiovascular em 21%, em comparação com a dieta americana média.

amendoim

Além do seu teor de gordura monoinsaturada, os amendoins apresentam uma série de outros nutrientes que, em numerosos estudos, demonstraram promover a saúde cardíaca. Os amendoins são boas fontes de vitamina E, niacina, folato, proteína e manganês. Além disso, os amendoins fornecem resveratrol, o antioxidante fenólico também encontrado nas uvas vermelhas e no vinho tinto que se pensa ser responsável pelo paradoxo francês: o fato de que na França, as pessoas consomem uma dieta que não tem baixo teor de gordura, mas que tem menor risco de doença cardiovascular em comparação com os EUA. Com todos os nutrientes importantes fornecidos por nozes como amendoim, não é de admirar que inúmeros estudos de pesquisa.

Antioxidantes e Benefícios do Amendoim Para a Saúde Cardíaca

Pesquisas identificaram várias nozes entre os alimentos vegetais com o maior conteúdo antioxidante total, sugere que o alto teor de antioxidantes do amendoim pode ser fundamental para seus benefícios cardio-protetores.

O alto teor de antioxidantes dos amendoins ajuda a explicar os resultados observados no Estudo de Saúde das Mulheres de Iowa, no qual o risco de morte por doenças cardiovasculares e coronárias apresentou reduções fortes e consistentes com o aumento do consumo de manteiga de amendoim e nozes. As taxas de mortalidade total diminuíram 11% e 19% para a ingestão de manteiga de noz / amendoim uma vez por semana e 1-4 vezes por semana, respectivamente.

Saúde cardíaca

Dica prática: para reduzir o risco de doença cardíaca e coronária, aproveite um punhado de amendoim ou outras nozes, ou uma colher de sopa de manteiga de amendoim sem açúcar, pelo menos 4 vezes por semana.

Risco Potencialmente Reduzido de AVC Baseado em Estudos Preliminares em Animais

O resveratrol é um flavonoide primeiramente estudado em uvas vermelhas e vinho tinto, mas que também está presente no amendoim. Em estudos com animais sobre o resveratrol em si (o nutriente purificado administrado em forma intravenosa, e não a forma alimentar), este fitonutriente foi determinado a melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro em até 30%, reduzindo assim o risco de acidente vascular cerebral, de acordo com os resultados de um estudo em laboratório publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Ajuda a Evitar Cálculos Biliares

Vinte anos de dados alimentares coletados em mais de 80 mil mulheres do Nurses ‘Health Study mostram que as mulheres que comem menos 1 onça de nozes, amendoim ou manteiga de amendoim por semana têm um risco 25% menor de desenvolver cálculos biliares. Uma vez que 1 onça é apenas 28,6 nozes ou cerca de 2 colheres de sopa de manteiga, a prevenção da doença da vesícula biliar pode ser tão fácil quanto a embalagem de um sanduíche de manteiga de amendoim e geleia (certifique-se de usar pão de trigo integral por sua fibra, vitaminas e minerais) para almoço a cada semana, Tendo um punhado de amendoim quando uma tarde me pegou, ou jogando alguns amendoins na sua aveia ou salada.

peanut butter

Protege Contra a Doença de Alzheimer e Declínio Cognitivo Relacionado com a Idade

Pesquisas indicam que o consumo regular de alimentos ricos em niacina como o amendoim fornece proteção contra a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo relacionado à idade.

Pesquisadores do Chicago Health and Aging Project entrevistaram mais de 3.000 residentes de Chicago de 65 anos ou mais sobre sua dieta e testaram suas habilidades cognitivas ao longo dos seis anos seguintes.

Aqueles que obtiveram a maior parte da niacina com alimentos (22 mg por dia) eram 70% menos propensos a ter desenvolvido a doença de Alzheimer do que aqueles que menos consumiam (cerca de 13 mg por dia) e sua taxa de declínio cognitivo relacionado à idade foi significativamente menor. Uma maneira fácil de aumentar a ingestão de niacina é fazer lanches em um punhado de amendoim – apenas um quarto de xícara fornece cerca de um quarto da ingestão diária recomendada de niacina (16 mg por dia para homens e 14 para mulheres).

envelhecimento

Benefícios do Amendoim Para a Perda de Peso

Embora os amendoins sejam conhecidas por fornecer uma variedade de benefícios cardio-protetores, muitos os evitam por medo de ganhar peso. Um estudo prospectivo publicado na revista Obesitymostra que esses medos são infundados. Na verdade, as pessoas que comem nozes pelo menos duas vezes por semana são muito menos propensas a ganhar peso do que aquelas que quase nunca comem nozes.

O estudo de 28 meses envolvendo 8.865 homens e mulheres adultos na Espanha descobriu que os participantes que comeram nozes pelo menos duas vezes por semana foram 31% menos propensos a ganhar peso do que os participantes que nunca ou quase nunca comeram nozes.

E, entre os participantes do estudo que ganharam peso, aqueles que nunca ou quase nunca comiam nozes ganharam mais (uma média de 424 g mais) do que aqueles que comiam nozes pelo menos duas vezes por semana.

Emagrecimento

Os autores do estudo concluíram: “O consumo frequente de nozes foi associado a um risco reduzido de aumento de peso (5 kg ou mais). Estes resultados suportam a recomendação de consumo de nozes como um componente importante de uma dieta cardioprotetora e também aliviam os medos de possível aumento de peso”.

Não permita que preocupações sobre ganhar peso evitem que você aprecie o sabor delicioso e muitos dos benefícios do amendoim para a saúde. Experimente passar manteiga de amendoim orgânica e geleia de uva concentrada em pão de forma integral. O amendoim também pode ser usado em saladas, vegetais cozidos e pratos orientais, como o frango xadrez, além de ser uma excelente opção de petisco, quando assado e com sal.

amendoim salgado

Benefícios do Amendoim para a Saúde
5 (100%) 1 voto