Chá Verde no Emagrecimento

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O chá verde, nativo da China e da Índia, é consumido há séculos em muitas partes do globo graças aos seus diversos benefícios. O chá é a bebida mais consumida do mundo depois da água. No entanto, 78% por cento do chá consumido em todo o mundo é preto e apenas cerca de 20 por cento é chá verde.

Todos os tipos de chá, exceto o chá de ervas, são elaborados a partir das folhas secas do arbusto Camellia sinensis. O nível de oxidação das folhas determina o tipo de chá. O chá verde é feito de folhas não oxidadas e é um dos tipos de chá menos processados e, portanto, contém a maioria dos antioxidantes e polifenóis benéficos à nossa saúde.

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Fatos sobre o Chá Verde

Aqui estão alguns pontos-chave sobre o chá verde:

  • O chá verde tem sido usado na medicina tradicional indiana e chinesa há séculos.
  • Existem muitos tipos diferentes de chá verde disponíveis.
  • O chá verde pode ajudar a prevenir uma série de doenças, incluindo o câncer.
  • É necessária mais pesquisa para provar muitas das alegações de saúde que cercam o chá verde.

Os Tipos de Chá Verde

O chá verde está disponível em vários tipos, incluindo a versão da bebuda engarrafada e adoçada com açúcar ou adoçante artificial, em sacos de chá para infusão, como folhas soltas, em pó instantâneo e em forma de suplementos que são vendidos como cápsulas ou em extratos líquidos.

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Os Benefícios do Chá Verde Para a Saúde

O chá verde é utilizado na medicina tradicional chinesa e indiana para controlar o sangramento e curar feridas, ajudar a digestão, melhorar o coração e a saúde mental e regular a temperatura corporal.

Estudos recentes mostraram que o chá verde pode potencialmente ter efeitos positivos sobre tudo, desde perda de peso até doenças hepáticas, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer.

A seguir, conheça alguns dos possíveis benefícios do chá verde para a saúde:

Chá Verde e Prevenção ao Câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, os polifenóis presentes no chá verde demonstraram diminuir o crescimento do tumor em estudos laboratoriais e em animais e podem proteger contra danos causados pela radiação UVB ultravioleta.

Em países onde o consumo de chá verde é alto, as taxas de câncer tendem a ser mais baixas, mas é impossível saber com certeza se é o chá verde que previne o câncer nessas populações particulares ou outros fatores de estilo de vida.

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Alguns estudos também mostraram os impactos positivos do chá verde em alguns tipos de câncer, como de peito, bexiga, ovário, colorretal (intestinal), esofágico (garganta), pulmão, próstata, pele e estômago.

Os pesquisadores acreditam que é o alto nível de polifenóis no chá que ajudam a matar células cancerosas e impedi-las de crescer. No entanto, os mecanismos exatos pelos quais o chá interage com células cancerosas são desconhecidos. Em contrapartida, outros estudos não descobriram se o chá verde pode reduzir o risco de câncer. A quantidade de chá necessária para os efeitos preventivos do câncer também varia muito nos estudos – de 2 a 10 xícaras por dia.

Chá Verde e Benefícios Cardíacos

Um estudo de 2006 publicado no Journal of the American Medical Association concluiu que o consumo de chá verde está associado a uma mortalidade reduzida devido a todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares. O estudo seguiu mais de 40 mil participantes japoneses entre 40 e 79 anos por 11 anos, a partir de 1994.

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Os participantes que bebiam pelo menos 5 xícaras de chá verde por dia tiveram um risco significativamente menor de morrer (especialmente de doenças cardiovasculares) do que aqueles que bebiam menos de uma xícara de chá por dia.

O chá verde contém catequinas, compostos polifenólicos que se pensa para exercer numerosos efeitos protetores, particularmente no sistema cardiovascular.

Chá verde e Menor Colesterol

Uma análise de estudos publicados em 2011  descobriu que o consumo de chá verde, ou como uma bebida ou em forma de cápsula, estava ligado a reduções significativas, mas modestos no total e LDL ou “mau” colesterol.

Chá Verde e Acidente Vascular Cerebral

O consumo regular de chá ou café verde está associado a um risco reduzido de acidente vascular cerebral , de acordo com um estudo publicado na revista Stroke: Journal of the American Heart Association.

Chá Verde e Diabetes Tipo 2

Estudos sobre a relação entre chá verde e diabetes foram inconsistentes. Alguns apresentaram menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 para bebedores de chá verde do que aqueles que não consumiram chá, enquanto outros estudos não encontraram nenhuma associação entre o consumo de chá verde e diabetes.

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Chá Verde e Perda de Peso

O chá verde pode promover uma perda de peso pequena e não significativa em adultos com sobrepeso e obesos. No entanto, uma vez que a perda de peso nos estudos foi tão mínima, é improvável que o chá verde seja clinicamente importante para a perda de peso.

Chá Verde e Doenças Inflamatórias de Pele

Um estudo de 2007 concluiu que o chá verde poderia ser promissor como um novo tratamento para distúrbios da pele, como a psoríase e a caspa. Os pesquisadores estudaram um modelo animal para doenças inflamatórias da pele, muitas vezes caracterizadas por manchas de pele seca, vermelha e escamosa causada pela inflamação e sobreprodução de células da pele. Aqueles tratados com chá verde mostraram crescimento mais lento das células da pele e a presença de um gene que regula os ciclos de vida das células.

Chá Verde e Saúde da Memória

Segundo uma pesquisa publicada na revista Psychopharmacology, o chá verde pode melhorar as funções cognitivas do nosso cérebro, particularmente a memória funcional. A equipe de pesquisa disse que suas descobertas sugerem que o chá verde poderia ser promissor no tratamento de deficiências cognitivas associadas a distúrbios neuropsiquiátricos, como a demência.

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Chá Verde e Alzheimer

Em um estudo publicado em 2011, os pesquisadores testaram o efeito de um componente do chá verde, CAGTE (ou extrato de chá verde disponível no cólon), depois de ter sido digerido, para ver como ele afetou uma proteína chave na doença de Alzheimer.

A Alzheimer’s Society comentou que “este estudo acrescenta-se a pesquisas anteriores que sugerem que o chá verde pode ajudar a reduzir o risco de doença de Alzheimer. No entanto, os pesquisadores usaram uma dose muito maior do produto químico verde ativo do que nunca seria encontrado no corpo humano . Mais pesquisas são necessárias para ver se o chá verde é protetor a uma dose muito mais baixa e para entender o mecanismo envolvido “.

Outros estudos descobriram que o chá verde pode ser útil na prevenção de cavidades dentárias, estresse, fadiga crônica, tratamento de condições de pele e melhoria da artrite, reduzindo a inflamação. Mais pesquisas são necessárias para fortalecer essas teorias.

Dados Nutricionais do Chá Verde

O chá verde não elaborado é uma bebida sem calorias. A cafeína contida em uma xícara de chá pode variar de acordo com o tempo de infusão e a quantidade de chá infundida. Em geral, o chá verde contém uma quantidade relativamente pequena de cafeína (aproximadamente 20-45 miligramas por copo de 8 onças) em comparação com o chá preto, que contém cerca de 50 miligramas e café com 95 miligramas por xícara.

benefícios do chá verde

O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis do mundo e contém uma das maiores quantidades de antioxidantes de qualquer chá. Os produtos químicos naturais chamados de polifenóis no chá são o que se pensa fornecer seus efeitos anti-inflamatórios e anti-cancerígenos. O chá verde é de aproximadamente 20 a 45 por cento de polifenóis em peso, dos quais 60 a 80% são catequinas, como EGCG. As catequinas são antioxidantes que ajudam a prevenir o dano celular.

Riscos e Efeitos Colaterais do Chá Verde

Há poucos efeitos colaterais conhecidos ou contra-indicações para beber chá verde para adultos. No entanto, os seguintes riscos ou complicações devem ser claros:

  • Sensibilidade à cafeína – aqueles com sensibilidade severa à cafeína podem experimentar insônia, ansiedade, irritabilidade, náuseas ou dor de estômago.
  • Diluentes de sangue – aqueles que tomam anticoagulantes (medicamentos anticoagulantes), como Coumadin / varfarina, devem beber chá verde com cautela devido ao seu teor de vitamina K. Também é recomendado evitar o chá verde e a aspirina, porque ambos reduzem a eficácia da coagulação das plaquetas.
  • Outros estimulantes – se tomados com drogas estimulantes, o chá verde pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Os suplementos de chá verde contêm altos níveis de substâncias ativas que podem desencadear efeitos colaterais e interagir com outras ervas, suplementos ou medicamentos.

Os suplementos de chá verde não são regulados pelo FDA e também podem conter outras substâncias inseguras para a saúde, além dos benefícios para a saúde não serem comprovados. Verifique sempre com um médico antes de iniciar qualquer regime de ervas ou suplementos.

Em particular, as mulheres grávidas ou amamentando, as pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão arterial, problemas nos rins ou no fígado, úlceras no estômago ou transtornos de ansiedade não devem tomar suplementos ou extratos de chá verde.

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