Fibras

Seguir uma dieta louca restritiva que faz você comer como um homem das cavernas, ou cortar grupos alimentares inteiros? Pode haver uma maneira melhor!

As pessoas que se centraram apenas em comer 30 gramas de fibra por dia perderam quase tanto peso como aquelas que seguiram uma dieta mais complicada, de acordo com um novo estudo, cuja duração foi de um ano.

Isso é chamado de plano de dieta “permissivo”, que incide sobre o que você pode comer (alimentos ricos em fibras!) versus o que você não pode. Esta abordagem positiva para a perda de peso pode produzir efeitos mais benéficos do que um plano “restritivo”, como a redução da gordura saturada, disse o principal autor Dr. Yunsheng Ma, da Universidade de Massachusetts Medical School, em Worcester.

“Nós escolhemos a fibra dietética, pois exerce benefícios clínicos em vários componentes da síndrome metabólica, incluindo a circunferência da cintura, glicose e homeostase lipídica e ao controle da insulina, além de peso corporal e regulação de certos marcadores inflamatórios”, disse Ma  Reuters Health .

Para o novo estudo, Ma e seus co-autores dividiram 240 adultos obesos com síndrome metabólica em dois grupos. Um grupo seguiu o plano de dieta da American Heart Association (AHA) e o outro grupo foi destinado a comer pelo menos 30 gramas de fibra por dia.

Cerca de 25 por cento dos adultos em todo o mundo têm a síndrome metabólica, que inclui sintomas como uma grande linha de cintura, pressão arterial elevada, açúcar elevado no sangue, níveis baixos de colesterol HDL e altos níveis de triglicérides, que aumentam o risco de doença cardiovascular e diabetes.

O Plano de Alimentação American Heart Association recomenda que os adultos consomem de 25 a 30 gramas de fibra por dia a partir de alimentos como verduras, legumes ou cereais integrais, embora o americano médio coma apenas cerca de 15 gramas por dia.

A dieta AHA apela para o aumento da ingestão de frutas e legumes, grãos de alta fibra, alimentos integrais e proteínas magras, minimizando açúcar, sódio, álcool, gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol, e comer peixe duas vezes por semana. As pessoas na dieta AHA foram dadas calorias individualizadas e metas de gordura saturada.

Depois de um ano, as pessoas de ambos os grupos tinham perdido peso e melhoraram a sua pressão arterial, a qualidade alimentar, e resistência à insulina, de acordo com os resultados on-line 16 de fevereiro na revista Annals of Internal Medicine.
Mas o grupo de alto teor de fibras tinha perdido uma média de cerca de quatro quilos e meio, em comparação com cerca de seis libras no grupo de dieta AHA. Além disso, sete pessoas no grupo de fibra desenvolveram diabetes durante o estudo de um ano, em comparação com apenas uma no grupo AHA.

A dieta rica em fibras ainda apresentou resultados positivos e foi fácil de seguir, o que muitas vezes leva ao cumprimento da dieta mais bem-sucedido, de acordo com Julia Zumpano, um nutricionista da Clínica Cleveland, que trabalha em estreita colaboração com o departamento de cardiologia preventiva.

O alto consumo de fibras é um dos aspectos mais importantes da dieta AHA, disse ela à Reuters Health.

“Fibra enche, se expande no estômago, e a fibra também o mantém satisfeito por mais tempo”, disse Zumpano, que não fez parte do novo estudo. Mas ela pode precisar ser limitada para pessoas com qualquer tipo de problemas intestinais ou uma história de diarréia, observou ela, e os outros aspectos da dieta AHA têm benefícios também.

Os americanos, em geral, têm um monte de espaço para melhorias com a ingestão de fibras, disse Ma. Legumes, cevada e outros cereais integrais, nozes, sementes, frutas e legumes são fontes de fibras.

“No entanto, nós não pedimos para confiar em suplementos de fibra ou qualquer um alimento para aumentar a fibra por dia, mas sim para obter fibra de uma variedade de alimentos em sua dieta adequados aos gostos e preferências individuais”, disse ele.

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