Emagrecer com saúde

Com o dia-a-dia corrido, não temos mais tempo de cuidar de nossa saúde mental e espiritual. Transitamos em compromissos e a loucura da vida moderna, que nos leva a sempre optar por uma alimentação rápida e sem valor nutritivo.

Muitas pessoas recorrem a cirurgias estéticas, dietas e exercícios físicos puxados, mas não percebem que estão minando sua saúde e diminuindo muito sua expectativa de vida. Ter um corpo magro e saudável é muito importante, mas como emagrecer com saúde?

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Entender o metabolismo de seu corpo e suas características primárias é fundamental para que se de o primeiro passo. Nisto podemos entender que os hábitos alimentares são de suma importância para emagrecer com saúde. Somos o que comemos e o que fazemos, já dizia Hipócrates, o Pai da Medicina.

Associar exercícios físicos a uma dieta equilibrada e balanceada é o mais recomendável quando se quer saber como emagrecer com saúde. É preciso ter uma opinião formal de um médico ou nutricionista para que se saiba qual é a dieta mais saudável e adequada a sua fisiologia e metabolismo. Por isso segue a dica, procure um especialista para orientação apropriada.

Há porém algumas dicas saudáveis e práticas que podemos adotar em nosso dia-a-dia, que são saudáveis em qualquer caso, e que dependem mais de nossa mudança e postura alimentar, do que propriamente de uma dieta milagrosa ou exercícios insanos.

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A primeira postura recomendada é a alimentação a cada três horas. Jejuns longos fazem o corpo queimar mais massa muscular e armazenar tecido gorduroso. Isso porque o corpo entende que há escassez de comida e passa a agir em preservação de si.

 Outra dica valiosa é para variar o cardápio. Experimente comidas que não sejam só as suas preferidas. Como temos o hábito de comer só o que gostamos e recusar comidas que não são nossas preferidas, acabamos por não ingerir uma série de vitaminas, nutrientes e sais minerais essenciais para nosso corpo. Por isso a necessidade de variar.

Aposte muito nas frutas. Coma de três a seis frutas por dia (se der, com casca/bagaço) e alimentos com fibra (massas integrais, legumes e verduras). Isso ajuda no seu processo digestivo, além de ser uma delícia.

Tome água fora das refeições, isso é muito importante. Beba um copo de cinco a dez minutos antes de comer, mas não durante a refeição (só uma hora depois). Tome de dois a três litros de água ao dia. Isso ajuda no sistema excretor, limpa seu organismo e faz o metabolismo funcionar melhor. É essencial que seja água e não refrigerante e sucos de caixa ou em pó. Apesar de líquidos e matarem a sede, não tem o mesmo efeito purificador que a água. Além do que refrigerante e esses tipos de sucos engordam muito e estragam qualquer regime. Cerveja também não pode.

Invista em salada antes da refeição, isso evita exagerar no prato principal. Além do que as folhas ajudam imensamente em uma digestão mais equilibrada além de nutrir nosso corpo. Outra dica valiosa é evitar o óleo e o sal, que não dão sabor aos alimentos, mas as ervas sim, abuse delas! Nesta mesma linha, fique longe de frituras, que são muito prejudiciais a saúde em qualquer aspecto. Em vez de atacar as frituras, opte por alimentos assados e cozidos, que preservam mais o sabor e são imensamente mais saudáveis e digestivos.

Como emagrecer com saúde

Evite refeições volumosas, especialmente à noite, pois o excesso de nutrientes tende a virar gordura corporal. Volumes grandes e produtos que fazem mal a saúde. Tire do seu cardápio embutidos, maionese, creme de leite, produtos industrializados, açúcar branco e bebidas alcoólicas. Doce? Uma vez por semana. Prefira carnes magras e frango sem pele.

Outra postura que é extremamente necessária que se mude, decorre da ingestão abusiva dos carboidratos. Não coma mais de um carboidrato (arroz, massa, batata) por refeição, pois quando misturados eles potencializam o acúmulo de gordura corporal, além de não contribuir para a digestão. Essa dica você pode seguir tranquilamente, pois qualquer nutricionista vai lhe recomendar a mesma postura. É muito difícil se libertar dos vícios e hábitos alimentares, mas quando se quer aprender como emagrecer com saúde, essa é sem dúvida a principal dica.

Quando falamos em massas, pizzas, pastéis assados e tortas, opte sempre pelo formato light. Por exemplo, quando o cardápio for uma pizza, peça de massa fina, sem borda recheada e com recheio light (abobrinha, atum, rúcula e tomate seco, etc). Lembrando que somos aquilo que comemos.

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E não para por ai. Coma leguminosas, como feijão, grão-de-bico, ervilha. Pode comê-los quatro vezes por semana. Isso ajuda muito no trato intestinal e complementa os nutrientes essenciais que precisamos ingerir. Da mesma maneira invista em castanhas. Coma uma porção por dia de oleaginosa: uma castanha-do-pará ou noz ou duas castanhas de caju ou avelã ou três amêndoas, macadâmias ou pistaches. É muito importante também o uso contínuo de linhaça. Uma boa dica é salpicar a semente de linhaça nos alimentos salgados de sua preferência. Para isso basta bater semente de linhaça (marrom ou dourada) no liquidificador e conservar na geladeira. Coma até duas vezes por dia.

Mude seu hábito alimentar e comece a beber chás. Beba de três a quatro xícaras de chá verde ou branco por dia. É excelente para o organismo e além de ajudar no trato intestinal e digestivo, pode ser uma bebida relaxante e calmante para os estresses do dia-a-dia em nosso mundo globalizado.

Enfim é muito importante que entendamos que como emagrecer com saúde é uma necessidade de todos, muito tem se debatido acerca de métodos e receitas milagrosas. Mas o mais correto é pegar o caminho da certeza, e emagrecer com saúde. Mude também seu hábito noturno, adote horários mais saudáveis para dormir, com pelo menos 2 horas depois de sua última refeição, para que a digestão não ocorra durante o sono. Por isso é necessário um horário antecipado para o jantar, de preferência entre 18 e 20h, para que a digestão possa ocorrer antes de se deitar. É um bom complemento para quem quer saber como emagrecer com saúde.

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Aprendendo Como Emagrecer com Saúde
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