Dieta balanceada

O Que é Uma Dieta Balanceada?

Uma dieta balanceada não é uma dessas dietas da moda, mas sim uma maneira de garantir que você coma todos os nutrientes necessários para que seu corpo funcione corretamente. Uma dieta equilibrada não será a mesma para todas as pessoas. Todos são diferentes e muitas vezes, os indivíduos exigirão uma quantidade e tipo de nutrientes diferentes. O que você precisa varia e depende da idade, gênero, estilo de vida, doença e a taxa em que seu corpo funciona.

Seguir uma dieta equilibrada é fundamental para manter uma boa saúde e manter seu corpo em condições ideais. Uma dieta balanceada não corta grupos de alimentos e consiste-se em uma grande variedade de alimentos, servidos nas proporções corretas, para sustentar seu corpo e mantê-lo energizado, motivado e saudável.

Emagrecer com saúde

Uma dieta balanceada é, acima de tudo, aquela que fornece ao seu corpo os nutrientes necessários para que ele posse funcionar saudavelmente. A fim de obter a nutrição adequada da sua dieta, você deve obter a maioria das suas calorias diárias de alimentos saudáveis, nutritivos e frescos, tal como frutas frescas e secas, vegetais, grãos integrais, nozes e proteínas magras.

Pode parecer simples, mas com tanta informação disponível, as mensagens podem ficar pouco claras. Os fatos tornam-se modismos e saber o que é bom para você pode ser mal interpretado.

O número de calorias em um alimento é uma medida da quantidade de energia armazenada nesse alimento. Seu corpo usa calorias de comida para andar, pensar, respirar e outras funções importantes. A pessoa média precisa comer cerca de 2.000 calorias por dia para manter seu peso.

Alimentos saudáveis

No entanto, a ingestão diária de calorias de uma pessoa pode variar dependendo da idade, gênero e nível de atividade física. Os homens geralmente precisam de mais calorias do que as mulheres, e as pessoas que se exercitam precisam de mais calorias do que as pessoas que não o fazem.

Confira alguns exemplos de ingestão diária de calorias:

  • Crianças de 2 a 8 anos: 1.000 a 1.400 calorias
  • Mulheres ativas de 14 a 30: 2.400 calorias
  • Mulheres sedentárias de 14 a 30 anos: 1.800 a 2.000 calorias
  • Homens ativos de 14 a 30 anos: 2.800 a 3.000 calorias
  • Homens sedentários de 14 a 30 anos: 2.000 a 2.600 calorias
  • Homens e mulheres ativos com mais de 30: 2.200 a 3.000 calorias
  • Homens e mulheres sedentários acima de 30: 1.800 a 2.200 calorias

A fonte de suas calorias diárias é tão importante quanto o número de calorias que você consome. Você deve limitar seu consumo de “calorias vazias”, ou aquelas que fornecem pouco ou nenhum valor nutricional. O USDA define calorias vazias como calorias provenientes de açúcares e gorduras sólidas, como manteiga e carboidratos.

São exemplos de alimentos ricos em calorias vazias o bacon, a salsicha, os bolos, os queijos, os biscoitos, as rosquinhas, os refrigerantes, os sucos artificiais, as bebidas energéticas, o sorvete e a pizza.

carboidrato

Gordura Saturada e Insaturada

Existem dois tipos de gordura que podem ser encontrados em alimentos: a gordura saturada e a gordura insaturada. A gordura insaturada é a boa gordura”, o que pode ajudar a reduzir o colesterol e fornecer ácidos graxos essenciais, ômega-3. Encontrado em peixes oleosos, como cavala, atum e salmão, abacate, nozes e azeite, gorduras não saturadas também podem ajudar o organismo a absorver vitaminas vitais, como vitamina A, D e E.

A gordura saturada é considerada a gordura ruim e pode ser encontrada em bolos, biscoitos, batatas fritas, queijos e frituras. Consumir excesso de gordura saturada pode levar a muitos problemas de saúde, pois ela pode aumentar o colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Saúde do coração

Fique Hidratado

Para uma dieta balanceada, também devemos nos hidratar diariamente. Isso inclui chás, café e sucos naturais sem açúcar. Como todas as coisas, a nutrição e a ingestão de água dependem do indivíduo e do estilo de vida que ele tem.

Precisamos de água para sobreviver, disso todos nós sabemos, mas ela tem muitos outros benefícios. A água atua como solvente do nosso corpo. Ela transporta resíduos, nutrientes e outros componentes importantes ao redor do nosso corpo, bem como mantém a nossa pele e cabelo em boas condições.

agua-gelada-emagrece

 Os profissionais sugerem beber cerca de dois litros de água por dia, embora eles aconselhem a ouvir seu corpo e monitorar a cor da sua urina. A urina de cor escura sugere que seus rins estão conservando a água devido à desidratação, enquanto que a urina amarelo pálido indica um corpo bem hidratado.

Se você achar que não bebe bastante água, considere investir em uma garrafa de um litro e mantê-la com você em todos os momentos. Certifique-se de preenchê-la pela manhã e novamente na hora do almoço, se você não estiver bebendo o suficiente, isso o ajudará a acompanhar. Alternativamente, defina lembretes horários em seu telefone e, se você não estiver interessado no sabor da água comum, adicione algumas fatias de limão.

Água com gengibre

A Importância de Uma Dieta Balanceada

Uma dieta equilibrada é importante porque seus órgãos e tecidos precisam de uma nutrição adequada para que possam trabalhar efetivamente. Sem uma boa nutrição, seu corpo é mais propenso a doenças, infecções, fadiga e mau desempenho. Crianças com uma dieta pobre correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento, além de baixo desempenho escolar acadêmico. Os hábitos alimentares ruins podem persistir pelo resto de suas vidas.

O aumento dos níveis de obesidade e diabetes na América são exemplos excelentes dos efeitos de uma dieta pobre e falta de exercício. São exemplos de doenças influenciadas pela dieta a doença cardíaca, o câncer, o acidente vascular encefálico (AVC) e o diabetes.

Alimentos saudáveis

Para manter uma boa saúde, seu corpo precisa de alimentos integrais e atividades físicas regulares. Se você está interessado em adotar uma dieta mais equilibrada, entender o básico fará com que a mudança pareça menos assustadora. Abaixo estão cinco dicas para começar seu estilo de vida novo e mais equilibrado.

  • Tenha o objetivo de comer pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias.
  • Beba bastante água (recomenda-se seis a oito copos diários, embora isso varie).
  • Tente incluir pelo menos duas porções de peixe por semana.
  • Tenha o hábito de tomar café da manhã todos os dias, pois isso pode ajudar a reduzir a fome mais tarde.
  • Seja ativo! Os adultos são aconselhados a realizar exercícios moderados de 150 minutos a cada semana para uma saúde e forma melhores.

Yoga

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