Hidroginástica

Os dias de simplesmente nadar na piscina já passaram. Uma nova gama de exercícios projetados especificamente para serem realizados na água vem surgindo. Os especialistas dizem que a hidroginástica emagrece por contribuir para a perda de peso, combater a celulite e tonificar mais rápido do que os exercícios comuns. A hidroginástica tem se tornado a última tendência em regimes fitness.

Hidroginástica Emagrece? Por que Fazer Exercícios na Água?

Os benefícios da hidroginástica e outros exercícios aquáticos é que eles protegem as suas articulações. Quando você faz um exercício em terra, como correr, você tem um impacto em suas articulações. Porém, quando você se exercita na água, você não tem nenhuma gravidade que força seu peso corporal em suas articulações.

Se você for correr, é um dos exercícios de impacto mais altos que você pode escolher. Toda vez que seu pé atinge o pavimento, um choque equivalente a cinco vezes seu peso corporal percorrerá as pernas e a coluna vertebral.

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A maioria dos corredores de maratona fica aproximadamente um centímetro mais curta quando termina a corrida. Isso ocorre porque o movimento de choque repetitivo da corrida faz com que os músculos das pernas, do pescoço e das costas apertem, o que comprime a vértebra na coluna vertebral. Realizar exercícios na água elimina esse impacto de choque, protegendo suas articulações. Os especialistas acreditam que a flutuabilidade da água pode reduzir o impacto nas articulações em mais de 85%.

Muitos atletas muitas vezes treinam na água quando estão se recuperando de uma lesão para que ainda possam treinar seus músculos, mas sem colocar estresse extra em uma articulação fraca.

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Você Obtém um Treino Melhor?

Só porque exercitar-se na água é mais suave nas articulações não significa que seja um treino mais suave. Trabalhar na água significa que seus músculos são forçados a trabalhar mais, queimando mais gordura e tonificando-os mais rápido do que os exercícios terrestres. Isso é porque eles estão lutando contra a água toda vez que se mudam.

Todo movimento que você realiza na água significa que você está lutando contra sua resistência. Você obtém um treino muito mais intenso do que você faria pelo exercício comum. Correr em terra firme só queima cerca de seis calorias por minuto. A hidroginástica emagrece possibilitando um gasto de mais de 11 calorias por minuto, dando-lhe um melhor treino.

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A pressão extra da água nas pernas também empurra mais sangue de volta para a metade superior do seu corpo. Isso faz seu coração trabalhar mais duro, aumentando o seu coração e queimando ainda mais calorias durante o treino de água.

A hidroginástica também têm um efeito de resfriamento no corpo. Por você se exercitar na Água, seu corpo não sua tanto para esfriar os músculos. Isso significa que há menos chances de você ficar desidratado durante o treino. No entanto, ainda é importante beber bastante líquido antes, durante e após o treino para se certificar de que não está a prejudicar a desidratação. Você pode estar mais desidratado do que você percebe porque a água tem mantido você fresco. O seu instrutor poderá aconselhá-lo sobre o valor certo para beber.

Quem Pode Fazer Hidroginástica?

A hidroginástica é ideal para alguém que está retornando aos exercícios depois de uma lesão ou um longo período de inatividade, por não prejudicar as articulações. Ela também é recomendada para pessoas mais velhas, pois a água lhe proporciona maior movimento e flexibilidade do que teriam em terra firme.

Novas mães e aqueles com problemas nas costas podem também se beneficiar com hidroginástica à medida que a água os suporta, pressionando a coluna. Você não precisa ser um nadador olímpico para participar também de exercícios aquáticos. A maioria dos exercícios não é mais profunda do que a altura do tórax e seus pés sempre poderão tocar o chão. Alguns dos exercícios podem até ajudar a aumentar sua confiança na água, melhorando sua técnica de natação.

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Se você está grávida ou sofre de artrite, você deve mencionar isso ao seu instrutor antes de iniciar qualquer exercício de hidroginástica.

A gravidez pode fazer com que algumas das articulações se tornem mais móveis – particularmente na pélvis – podendo causar machucados não tiver cuidado. Os sofredores de artrite também podem danificar suas articulações se as empurrarem com muita força. Se você está iniciando um novo regime de exercícios, é importante consultar o seu médico para um check-up. Ele irá aconselhá-lo sobre quaisquer problemas ou riscos que você possa enfrentar no seu novo regime de exercícios.

Exercícios aquáticos

Perdendo Peso com Hidroginástica – Exercícios de Hidroginástica

Exercício Cardiovascular

O exercício cardiovascular ajuda você a perder peso, melhora a resistência e tonifica seus músculos, porém pode ser um pouco cansativo no inícios. Os exercícios que não exercem peso permitem que você trabalhe seu coração sem estresse excessivo em seu corpo. A água oferece um ambiente comum e apoia o corpo, possibilitando que você realize movimentos difíceis de serem realizados na terra.

Treinamento de Força

O treinamento de força ajuda a melhorar a postura, o consumo de calorias, a aparência e o desempenho muscular durante as atividades diárias. Os exercícios feitos na piscina melhoram a força muscular porque cada movimento empurra a água. Experimente dispositivos como macarrão, luvas, halteres e bandas de látex que aumentam a intensidade de seus esforços na água a medida que você ganha resistência e força.

Exercícios de Flexibilidade

Os exercícios de flexibilidade ajudam a melhorar a postura, a amplitude de movimento e o humor. Alongamentos simples antes e depois do exercícios ajudam na prevenção de lesões articulares e musculares. Aqua Pilates, Aqua Yoga e Ai Chi também ajudam a melhorar o humor, a postura, a amplitude de movimento e a força. Embora muitas poses de Yoga e movimentos fluentes exijam habilidades, força e resistência, os instrutores de Yoga também oferecem aulas que enfatizam movimentos que não envolvem peso para estudantes com deficiência física na piscina.

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Hidroginástica Emagrece? Conheça os Exercícios
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