Os morangos são suculentas e deliciosas frutas, ideais para épocas quentes como o verão, e podem ser consumidos tanto in natura como em forma de suco, smoothie ou geleia. Eles são uma fruta densa muito nutritiva e trazem consigo muitos benefícios para a saúde. Com isso dito, eles podem ser comidos quando você está tentando perder peso, ou vai fazer você engordar?

Morangos são uma fruta muito saborosa e comê-los com moderação pode ajudar a perder peso. Ao comprá-los, tente ir para orgânico, se possível, pois estes contêm a menor quantidade de pesticidas e são os mais ricos em nutrientes.

Os morangos tendem a estragar rapidamente, então se você quiser que eles durem mais tempo, congele-os e use em smoothies e sobremesas caseiras.

Informação Nutricional do Morango

1 xícara de morangos inteiros (144 g) contém:

Calorias47
Gordura0,4 g
Colesterol0
Sódio1 mg
Carboidratos11 g
Fibra2,9 g
Açúcar7 g
Proteína1 g

Uma coisa que você notará rapidamente é que os morangos são muito baixos em calorias. Todos os alimentos têm calorias, mas em quantidades variadas. Alimentos como nozes e sementes, que contêm muita gordura, tendem a ser ricos em calorias. Frutas e legumes, por outro lado, são pobres em calorias porque contêm muita água, que tem 0 calorias.

As calorias são importantes quando você está observando seu peso. Você ingere calorias por meio de alimentos e seu corpo os utiliza como fonte de energia ao longo do dia. Você pode aumentar o número de calorias que você queima, exercitando-se intensamente e aumentando a massa muscular.

O número de calorias consumidas varia de pessoa para pessoa, dependendo de sua idade, sexo, peso atual, altura e como elas são ativas. Você pode usar a calculadora abaixo para estimar o número de calorias que você deve comer.

Por exemplo, uma mulher de 50 anos que pesa 85 kg, tem 165 cm de altura e praticar exercícios duas vezes por semana precisará consumir aproximadamente 2100 calorias para manter seu peso atual, 1700 calorias para perder peso e 1250 calorias para perder peso rapidamente.

Se ela fosse comer uma xícara de morangos todos os dias, em uma dieta de 1250 calorias, eles só contribuiriam para cerca de 4% do total de calorias. Isso faz com que seja uma ótima razão para adicionar morangos à sua dieta ao tentar perder peso.

Perder peso

Morango Ajuda a Perder Peso?

Fibra dietética

Ao tentar perder peso, é importante comer quantidades suficientes de fibra. Muitos alimentos são ricos em fibras, incluindo nozes, sementes, feijões, frutas e legumes.

Este estudo analisou o efeito da fibra na perda de peso. 240 adultos que estavam com sobrepeso e tinham pressão alta, açúcar elevado no sangue e colesterol alto participaram. Eles foram divididos em dois grupos e convidados a seguir uma das duas dietas.

O primeiro grupo seguiu a dieta da American Heart Association (AHA) para prevenir a doença, que envolveu a ingestão de mais frutas, vegetais, peixe e proteína magra, enquanto reduziu o consumo de açúcar, sal, gordura e álcool. O segundo grupo foi solicitado a simplesmente aumentar o consumo de fibras para 30 g ou mais por dia.

O estudo descobriu que ambos os grupos acabaram perdendo peso e, embora o grupo AHA tenha perdido mais peso, fazer uma mudança simples e aumentar a ingestão de fibras levou à perda de peso.

Mesmo que eles não sejam a melhor fonte, comer uma xícara de morangos ajudará você a aumentar sua ingestão total de fibras.

Teor de água

Consumir água suficiente também é importante quando se tenta perder peso. Muitas pessoas estão desidratadas sem saber e isso pode levar a sintomas como cansaço. Desidratação também pode levar você a acreditar que você está com fome, quando na verdade você está com sede. Isso faz com que você coma demais, o que resulta em ganho de peso.

Frutas e vegetais contêm muita água. Morangos, por exemplo, são constituídos por mais de 90% de água. Mesmo que seja muito importante que você beba muita água pura durante o dia, comer alimentos ricos em água pode ajudar a prevenir a desidratação.

Um bônus adicional de morangos é que, se você não gosta do sabor da água pura, pode usá-los para dar sabor.

Teor de vitamina C

Morangos contêm mais vitamina C do que laranjas, quando comparados peso por peso. Uma dose de uma xícara fornece 141% de sua necessidade diária.

É sabido que a vitamina C ajuda a curar feridas, previne o escorbuto e também reduz o risco de certos tipos de câncer. Mas o que você pode não saber é que também pode ajudar a perder peso.

Em particular, este estudo descobriu que indivíduos com status adequado de vitamina C oxidam 30% mais gordura durante o exercício do que aqueles com baixo nível de vitamina C.

Alguns outros alimentos ricos em vitamina C incluem goiabas, couve, kiwis e brócolis.

Saúde do coração

Teor de açúcar

Eu tenho um dente doce e sei como a tentação pode levar a excesso de indulgência. Isso pode revelar-se caro quando se tenta perder peso. A grande notícia é que os açúcares naturais encontrados nos morangos podem ajudar a satisfazer um dente doce.

Uma meia xícara de sorvete de morango contém cerca de 110 calorias, 5 g de gordura, 15 mg de colesterol e 14 g de açúcar. A mesma quantidade de morangos contém cerca de 24 calorias, sem gordura, sem colesterol e 4 g de açúcar. Você pode ver quem é o vencedor claro aqui.

Você pode fazer uma deliciosa e saudável sobremesa de morango no conforto da sua própria casa. Basta congelar meia xícara de morangos, meia banana e misturá-los com um pouco de iogurte sem gordura. Cubra com um pouco de mel e amêndoas e desfrute depois de uma refeição.

Comer Morango Pode Engordar?

Se você comer alguma coisa em abundância, pode engordar. No entanto, morangos são tão baixos em calorias que você precisaria comer uma quantidade inimaginável para engordar. 20 xícaras de morangos contêm quase 1000 calorias, mas é difícil imaginar que alguém consuma mais do que um quarto desse valor.

Com isto dito, tenha em mente que os morangos contêm uma boa quantidade de açúcar. Recomenda-se que você tenha 2 porções de frutas por dia, por isso você não deve comer mais do que uma ou duas xícaras de morangos por dia.

Eliminar barriga
Morango: Engorda ou Emagrece?
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