Alimentação

O organismo humano pode ser comparado a uma espécie de máquina que trabalha continuamente com o combustível adequado: o automóvel vale-se da gasolina ou do álcool para funcionar; o corpo humano, dos alimentos, do oxigênio e da água.

Alimento é toda substância que se come e fornece ao corpo a energia e os elementos necessários ao desenvolvimento, ao crescimento, ao trabalho; enfim, a uma boa saúde.

Ter uma boa alimentaçao balanceada nao quer dizer comer muito, por isso devemos nos preocupar com a qualidade e utilizaçao dos alimentos.

A mastigaçao também é fundamental, pois mastigar bem os alimentos é sinônimo de um maior aproveitamento de seus nutrientes e de uma melhor e mais fácil digestao.

Além disso, variar o cardápio sempre que possível (através da substituiçao entre os alimentos que se equivalem, que têm a mesma funçao) levando em consideraçao a combinaçao do sabor, a aparência e o preço, é o segredo para atingir o equilíbrio alimentar.

Para que possamos atingir esse tao desejado equilíbrio, a aplicaçao de algumas regrinhas sao necessárias:

BONS HÁBITOS DE COMPRA

* Comprar hortaliças e frutas de boa aparência, sem partes envelhecidas, manchadas, rachadas ou comidas por insetos;

* Comprá-las frescas, macias e firmes;

* Observar a cor característica de cada produto;

* Comprar frutas e hortaliças da época, pois têm melhor preço, maior valor nutritivo, melhor aparência e sabor;

* Consumir rapidamente frutas e hortaliças compradas no ponto certo de amadurecimento, pois, se deixadas fora da geladeira por um ou dois dias, poderao apodrecer.

CONSERVAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

Para obter uma melhor conservaçao e evitar que os alimentos se estraguem mais rapidamente, as hortaliças devem ser limpas (retirar folhas amassadas e murchas), guardadas inteiras (e nao cortadas ou descascadas) em sacos plásticos no gavetao da geladeira e mantidas secas.

PREPARO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

Certos cuidados tornam-se necessários quando desejamos preparar corretamente uma refeiçao:

* Sempre lave as hortaliças e frutas em água corrente;

* Ao cozinhar, nao tire as cascas dos alimentos e, de preferência, deixe-os inteiros. Esse hábito permitirá que esses produtos mantenham as características nutritivas em sua quase totalidade durante o cozimento;

* Cozinhe o vegetal apenas o tempo suficiente para que ele fique macio (deixá-lo muito tempo no fogo, diminuirá seu valor nutritivo e tornará sua aparência, cheiro e sabor desagradáveis);

* Para acentuar a cor das hortaliças, nao utilize bicarbonato de sódio, pois ele destrói as vitaminas. Prefira pingar algumas gotas de limao ou vinagre na água de cozimento;

* Utilize a água de cozimento das hortaliças para fazer sopas, cozinhar arroz ou em outras preparaçoes. Estas ficarao muito mais saborosas e nutritivas;

* Aproveite as folhas e talos, sempre que possível, na preparaçao de refeiçoes alternativas saudáveis, criativas e práticas.

APROVEITAMENTO DE CASCAS E FOLHAS

As vezes, por preconceito ou falta de hábito, partes de certos alimentos (cascas, folhagens, talos, etc.) são desprezadas. No entanto, o que muitos nao sabem é que estas podem transformar-se em deliciosas e nutritivas refeiçoes:

Cascas de Frutas
Bata-as no liquidificador com água e açúcar. Coe e você obterá deliciosos refrescos.

Cascas de Batatas
Sao um delicioso aperitivo ou mistura.
Com uma escovinha, lave as batatas muito bem. Retire a casca e frite-a em óleo quente.

Folhas
As folhas de beterraba, cenoura ou abóbora, quando refogadas ficam deliciosas e tao saborosas quanto suas próprias fontes de origem.

O VALOR DA ALIMENTAÇÃO
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