Os ovos são uma excelente fonte de proteína e nutrientes. Eles podem ser adicionados a muitos pratos e preparados de várias maneiras. Uma maneira de aproveitar os ovos é fervê-los. Ovos cozidos fazem grandes coberturas de salada e podem ser consumidos sozinhos com uma pitada de sal e pimenta.

Como Preparar Ovo Cozido?

Os ovos cozidos são ótimos alimentos para ter em mãos, pois seus usos são bastante versáteis. O truque para preparar ovos cozidos não é cozinhá-los em excesso, o que pode deixar um anel cinza em volta da gema e deixar sua textura um pouco emborrachada. 

Coloque o ovo, ou os ovos, em uma única camada no fundo da panela e cubra com água fria. A água deve ser cerca de 2,5 cm mais alta que os ovos. Cubra o pote com uma tampa. Em fogo alto, deixe os ovos ferverem por aproximadamente 3 a 5 minutos.

Retire do fogo e deixe descansar em água por 12 minutos para ovos grandes. Reduza ligeiramente o tempo para ovos menores e aumente o tempo de permanência de ovos extra-grandes. Escorra a água e imediatamente coloque água fria sobre os ovos até esfriar. O resfriamento rápido ajuda a evitar que um anel verde se forme ao redor das gemas.

Quantas calorias tem um ovo cozido? Um ovo cozido tem aproximadamente 78 calorias.

Quais são os Benefícios do Ovo?

Os ovos são um dos poucos alimentos que devem ser classificados como “superalimentos”. Eles são carregados com nutrientes, alguns dos quais são raros na dieta moderna.

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta. Um ovo inteiro contém todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula em um filhote de galinha, como vitamina A, folato, vitamina B5, vitamina B12, vitamina B2, fósforo e selênio. Os ovos também contêm boas quantidades de vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, cálcio e zinco.S

Um ovo contém 77 calorias, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis. Os ovos também contêm vários nutrientes que são importantes para a saúde. Na verdade, os ovos são praticamente a comida perfeita. Eles contêm um pouco de quase todos os nutrientes que você precisa.

Saúde do coração

Comer ovos ainda é uma ótima maneira de aumentar o HDL, lipoproteína de alta densidade. Ele é frequentemente conhecido como o colesterol “bom”. Pessoas que têm níveis mais elevados de HDL geralmente apresentam menor risco de doença cardíaca, derrame e outros problemas de saúde. Em um estudo, comer dois ovos por dia durante seis semanas aumentou os níveis de HDL em 10%.

O ovo também contém colina, um nutriente que a maioria das pessoas nem sabe que existe, mas é uma substância incrivelmente importante e muitas vezes é agrupada com as vitaminas B. A colina é usada para construir membranas celulares e tem um papel na produção de moléculas de sinalização no cérebro, juntamente com várias outras funções. Os sintomas de deficiência de colina são sérios, então felizmente é raro. Ovos inteiros são uma excelente fonte de colina. Um único ovo contém mais de 100 mg deste nutriente muito importante.

Uma das consequências do envelhecimento é que a visão tende a piorar. Existem vários nutrientes que ajudam a neutralizar alguns dos processos degenerativos que podem afetar nossos olhos.Dois destes são chamados de luteína e zeaxantina. Eles são poderosos antioxidantes que se acumulam na retina do olho. Estudos mostram que o consumo de quantidades adequadas desses nutrientes pode reduzir significativamente o risco de catarata e degeneração macular, dois distúrbios oculares muito comuns.

As gemas contêm grandes quantidades de luteína e zeaxantina. Em um estudo controlado, comer apenas 1,3 gemas de ovo por dia durante 4,5 semanas aumentou os níveis sanguíneos de luteína em 28-50% e zeaxantina em 114-142%. Os ovos também são ricos em vitamina A, o que merece outra menção aqui. A deficiência de vitamina A é a causa mais comum de cegueira no mundo.

Nem todos os ovos são criados iguais. Sua composição nutricional varia dependendo de como as galinhas foram alimentadas e criadas. Ovos de galinhas criadas em pastagem e / ou alimentados com ômega-3 enriquecidos tendem a ser muito mais ricos em ácidos graxos ômega-3. Sabe-se que os ácidos graxos ômega-3 reduzem os níveis sanguíneos de triglicérides, um fator de risco bem conhecido para doenças cardíacas.

Estudos mostram que o consumo de óvulos enriquecidos com ômega-3 é uma maneira muito eficaz de reduzir os triglicerídeos no sangue. Em um estudo, comer apenas cinco ovos enriquecidos com ômega-3 por semana durante três semanas reduziu os triglicerídeos em 16–18%.

As proteínas são os principais blocos de construção do corpo humano. Elas são usadas ​​para fabricar todos os tipos de tecidos e moléculas que servem tanto a fins estruturais quanto funcionais. Obter proteína suficiente na dieta é muito importante e estudos mostram que os valores atualmente recomendados podem ser muito baixos.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína, com um único ovo grande contendo seis gramas dele. Os ovos também contêm todos os aminoácidos essenciais nas proporções certas, de modo que seu corpo está bem equipado para fazer uso total da proteína neles. Comer bastante proteína pode ajudar com a perda de peso, aumentar a massa muscular, baixar a pressão sanguínea e otimizar a saúde dos ossos, para citar alguns.

Por muitas décadas, os ovos foram injustamente demonizados. Tem sido alegado que por causa do colesterol neles, eles devem ser ruins para o coração. Muitos estudos publicados nos últimos anos examinaram a relação entre a ingestão de ovos e o risco de doença cardíaca. Uma revisão de 17 estudos com um total de 263.938 participantes não encontrou associação entre a ingestão de ovos e doenças cardíacas ou derrames. Muitos outros estudos chegaram à mesma conclusão.

Saúde do coração

No entanto, alguns estudos descobriram que as pessoas com diabetes que comem ovos têm um risco aumentado de doença cardíaca. Se os ovos estão realmente causando o aumento do risco não é conhecido, porque esses tipos de estudos só podem mostrar associação estatística. Eles não podem provar que os ovos causaram qualquer coisa. É possível que as pessoas que comem muitos ovos e tenham diabetes sejam menos preocupadas com a saúde, em média. Em uma dieta pobre em carboidratos, que é de longe a melhor dieta para pessoas com diabetes, comer ovos leva a melhorias nos fatores de risco para doenças cardíacas.

Os ovos são incrivelmente cheios. Eles são alimentos ricos em proteínas e a proteína é, de longe, o macronutriente mais saciante. Os ovos têm pontuação alta em uma escala chamada índice de saciedade, que mede a capacidade dos alimentos de causar sensação de plenitude e reduzir a ingestão calórica posterior.

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