Quinoa

A quinoa é um grão que tem sido usado desde a antiga civilização inca nos países sul-americanos como Peru, Bolívia e Colômbia – especialmente nas regiões dos Andes. O alimento foi recentemente introduzido na cozinha norte-americana depois que as pessoas começaram a perceber seu valor nutricional e o fato de que ele pode ser facilmente incorporado em vários planos de refeições. Embora a quinoa tenha sido classificada como grão, é realmente uma semente. A semente seca tem uma concha externa muito dura que não pode ser digerida.

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Por isso, a quinoa deve ser pré-embebida antes de cozinhar. A maioria da quinoa não cozida vendida nas lojas é da variedade pré-cozida. A quinoa é similar em textura ao arroz e ao cuscuz, embora tenha um sabor mais rico. A quinoa é uma proteína completa que contém todos os aminoácidos únicos, como soja, peixe e carne. Também é rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais como fósforo, manganês, ferro e magnésio.

Quinoa

Quinoa Emagrece? Conheça Seus Benefícios

A quinoa é considerado um grão inteiro semelhante ao trigo ou ao milho. Os grãos integrais são considerados melhor adição à dieta em vez de grãos refinados, especialmente para aqueles que desejam fazer dieta. Isso ocorre porque os grãos inteiros têm mais conteúdo nutritivo por caloria. Uma vez que os grãos refinados são limpos de germe e farelo para aumentar a vida útil, seu valor nutritivo também diminui.

Alimentos de grão inteiro como quinoa ajudam com a perda de peso para diminuir o índice de massa corporal. Em um estudo sobre alimentos integrais e perda de peso, 50 adultos obesos, 25 homens e 25 mulheres receberam conselhos dietéticos para consumir alimentos inteiros ou evitá-los completamente.

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Eles também receberam um regime alimentar separado por um período de 12 semanas. Ao final disso, calculou-se o índice de massa corporal, mediu-se a circunferência da cintura e tomou-se o peso corporal.

Ambos os grupos perderam peso durante esse período. No entanto, o grupo que consumiu grãos integrais apresentou maior porcentagem de perda de peso na região abdominal em comparação com o grupo que não consumiu grãos integrais. O alto conteúdo de fibra da quinoa significa que aqueles em uma dieta se sente cheios depois de comer apenas pequenas quantidades deste grão inteiro.

Quinoa Salada

Isso os ajuda a manter uma dieta baixa em calorias e a perder peso também. O alto teor de proteínas e quantidades suficientes de carboidratos complexos em quinoa significa que seu metabolismo se recupera, você se sente cheio de energia, os níveis de saciedade são altos, os desejos são menores e os níveis de açúcar no sangue são estáveis. Desta forma, o consumo de quinoa emagrece, mesmo que indiretamente. Sentindo-se cheio por longos períodos de tempo, você resiste ao comer lanches processados com alto teor calórico que aumentam seu peso.

A quinoa também é considerada um dos grãos mais nutritivos. Assim, qualquer pessoa que use quinoa durante a perda de peso poderá obter quantidades suficientes de nutrientes e não sofrerá uma deficiência. O manganês e o cobre encontrados na quinoa trabalham juntos para combater os radicais livres. Isso reduz o risco de contrair várias infecções e doenças.

Estes minerais também ajudam com a perda de peso. Outro grande benefício da quinoa para a perda de peso é que é completamente sem glúten. Assim, pode ser incluído como parte de uma dieta com índice glicêmico que os diabéticos podem usar. Uma vez que contém todos os aminoácidos e omega-3 e omega-6, é um ótimo alimento para perda de peso para vegetarianos também.

Organic Whole Grains

Como Incluir Quinoa Para Emagrecer

Quinoa pode ser incorporado em várias receitas e usado para todas as refeições, como café da manhã, almoço ou jantar. O alimento preparado de forma semelhante ao arroz. Assim, qualquer prato que requer arroz nele pode ser substituído por quinoa.

Uma vez que a quinoa não engorda e é saborosa, a maioria das pessoas desfruta de pratos feitos com quinoa. Você também pode usar farinha de quinoa para pratos cozidos.

A seguir, confira os dados nutricionais da quinoa para uma porção de 100g:

  • Calorias – 120
  • Calorias de gordura – 20
  • Gordura total – 2g (3% DV)
  • Sódio – 5mg (0% DV)
  • Carboidratos totais – 21 g (7% DV)
  • Fibra dietética – 3g (12% DV)
  • Proteína – 4 g
  • Cálcio – 2%
  • Ferro – 8%

A quinoa não contém quantidades significativas de gorduras trans, gorduras saturadas, açúcares, colesterol, vitamina A e vitamina C. O “Percentual de valor diário (DV)” baseia-se na dieta de 2000 calorias. Além disso, a quinoa emagrece porque promove grande saciedade, levando ao menor consumo de alimentos e, consequentemente, calorias.

salada de quinoa

Emagrecendo com Saúde

Evidentemente o consumo de quinoa é saudável e ajuda na missão do emagrecimento saudável. Entretanto, para a perda ou manutenção do peso, um alimento só não é capaz de promover o emagrecimento. A quinoa pode e deve integrar uma dieta equilibrada e saudável, que reúna alimentos frescos, naturais e nutritivos.

Apesar da dieta ser o principal responsável pela quantidade de gordura corporal, a prática de exercícios físicos também deve ser feita por qualquer pessoa que quiser viver mais anos, e com mais saúde. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e pedalar de bicicleta, demandam grande número de oxigênio de nosso corpo, contribuindo para o aumento do metabolismo e, consequentemente, maior consumo calórico. É aconselhável que os interessados em iniciar uma atividade física passem por uma consulta primeiramente.

São diversos os hábitos que devemos ter no dia-a-dia para maior saúde, resistência física e boa forma. As mudanças exigem força de vontade e, acima de tudo, consciência de que cada um de nossos atos leva a resultados distintos.

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Precauções

A quinoa deve ser lavada cuidadosamente antes de cozinhar para remover a saponina que a cobre no exterior. O saponina tem um sabor muito amargo e mesmo uma pequena quantidade deixada nas sementes pode estragar o prato. Por isso, coloque as sementes de quinoa em um filtro e lave-as com água corrente por alguns minutos para se livrar de toda a saponina.

Além disso, a quinoa realmente não produz efeitos colaterais, pois trata-se de uma alimentação saudável e nutritiva, que pode ser consumida por quase qualquer pessoa Comer demais, claro, fará com que você exceda sua ingestão calórica diária e isso pode prejudicar seus objetivos de perda de peso. Consuma quinoa com moderação para usufruir de todos os seus benefícios.

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Quinoa Emagrece Mesmo?
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