Aveia

A aveia é um dos alimentos funcionais mais importantes para a nossa saúde. Altamente indicado por profissionais da área da nutrição, esse grão ajuda no controle do colesterol, mantendo as taxas de açúcar no sangue controladas. A aveia integra a lista de alimentos chamados de “alimentos funcionais”, já que o seu consumo fornece substâncias que são essenciais para a nossa saúde, nos prevenindo de uma série de doenças.

Versátil, a aveia combina com os mais diversos pratos, podendo ser adicionada no preparo de pães, bolos e biscoitos, assim como em sucos, vitaminas e mingaus. Ela também é consumida com saladas verdes e saladas de frutas, conferindo mais fibras aos pratos. A fibra da aveia, aliás, é a Betaglucana, que ao ser ingerida passa por um processo de fermentação no intestino grosso, criando molésculas que auxiliam no combate aos microrganismos que s]são prejudiciais à saúde. Além disso, como dito anteriormente, a aveia também contribui para a redução do colesterol.

Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, concluiu que a ingestão da Betaglucana realmente é eficaz tanto no combate aos microrganismos prejudiciais ao organismo, como na redução do colesterol. Além de inibir a produção de gordura, a aveia contribui para que o organismo diminua absorção do colesterol ruim, conferindo ao alimento a fama dele ser amigo das artérias. Outros estudos que vêm sendo realizados sugerem que o consumo regular de aveia ajuda a manter a pressão arterial sob controle. Esse fato pode ter ligação com a redução do colesterol que o cereal proporciona.

Por ser um alimento carregado de fibras, a aveia é fundamental para uma dieta equilibrada e saudável, já que ela exerce um controle nos níveis de açúcar no sangue. Isso é possível porque as fibras diminuem a velocidade de absorção da glicose por parte do organismo. Uma vez que a absorção é feita de maneira lenta e gradual, a liberação de insulina é regularizada. Esse fato faz da aveia um poderoso aliado para as pessoas que têm Diabetes tipo 2, já que a ingestão de fibras diminui os picos glicêmicos. Como as fibras ajudam a aumentar a saciedade, o nosso organismo entende que a liberação de glicose não é mais necessária.

Dicas Para Consumo

Nutrólogos e profissionais da área da saúde recomendam o consumo diário de 3 colheres (sopa) de farelo de aveia, para que os benefícios do cereal sejam bastante aproveitados pelo organismo. O farelo de aveia pode ser consumido com saladas verdes, frutas picadas e ser adicionado na massa de pães, bolos e biscoitos. Acrescentar um pouco de aveia ao sorvete também é uma ideia deliciosa e saudável.

Benefícios Comprovados

Como visto anteriormente, o consumo de aveia contribui para que os níveis de insulina sejam mantidos sob controle, evitando a sobrecarga da mesma por parte do organismo. Esse fato é muito importante, já que a insulina em excesso contribui para a criação de depósitos de gordura corporal. Acrescentar aveia em porções de frutas, como banana e mamão, contribui para a diminuição da fome e para o melhor funcionamento do intestino. Experimente consumir uma porção de fruta salpicada com aveia pela manhã e você perceberá que a sua fome estará menor na hora do almoço.

Os benefícios da aveia não se limitam ao controle do Diabetes e ao combate da obesidade. As fibras Betaglucanas da aveia também contribuem para a imunidade do nosso organismo. Pesquisas têm apontado que essa fibra contribui para o sistema imunológico, já que o seu consumo leva à intensificação da ação das forças imunológicas, evitando assim o surgimento de infecções. As fibras da aveia ainda são capazes de modular as células de defesa, que combatem as inflamações. Portanto, a aveia é um excelente alimento para a prevenção das inflamações.
A aveia também possui vitaminas e minerais antioxidantes, ajudando na eliminação dos radicais livres que prejudicam as nossas células.

Versões de Aveia Para o Consumo

As principais versões de aveia para o consumo são 3:

Flocos: é a aveia prensada integralmente. Esse processo conserva os principais nutrientes do cereal, o que é algo bastante benéfico. A aveia em flocos é ideal para ser polvilhada sobre saladas, frutas, iogurtes e sorvetes. Além da versão em flocos, existe a versão de flocos finos, que nada mais é do que os flocos de aveia moídos. Geralmente os flocos de aveia moídos são utilizados no preparo de mingaus, sopas e tortas.

Farelo: o farelo de aveia é proveniente da camada externa do cereal, contribuindo para uma maior concentração de fibras. Essa versão possui cerca de 9 gramas de fibras Betaglucanas a cada 100 gramas do farelo de aveia. Geralmente o farelo é utilizado no preparo de sucos, vitaminas, bolos, pães e biscoitos.

Farinha: geralmente obtida da parte interna da aveia, o que faz dessa versão a que menos possui fibras dentre as 3. Geralmente a farinha de aveia é utilizada na confecção de pães, bolos e panquecas. Por ser mais saudável do que a farinha de trigo, já que possui mais nutrientes, a farinha de aveia é uma boa opção para diversas receitas, apesar de tanto a farinha de aveia como a farinha de trigo apresentarem alto teor de glúten.

Propriedades da Aveia

Fibras: o cereal contém duas versões de fibras, as solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis são excelente fonte de fibra Betaglucana, que ao ser fermentada no nosso intestino, protege o mesmo, além de contribuir para a redução do colesterol. Já as fibras insolúveis dão maior consistência às fezes, auxiliando o funcionamento do intestino.

Vitaminas: a aveia é fonte de vitaminas do complexo B, como Niacina e Tiamina, essenciais para que a energia do corpo e a saúde mental seja mantida. Já a vitamina E, também presente no cereal, desempenha uma ação antioxidante, prevenindo que as células sofram danos por parte dos radicais livres.

Proteínas: a aveia é um cereal altamente proteico, fornecendo nutrientes que são essenciais às diversas funções do corpo e aos tecidos do mesmo. A veia é um alimento que deixa o trigo e outros concorrentes para trás.

Minerais: o zinco, presente na aveia, contribui para a eliminação das colônias de radicais livres. Já o mineral Silício contribui para a produção de colágeno, que confere elasticidade e firmeza à pele, além de fortalecer cabelos e unhas. A aveia também é fonte de Ferro, Magnésio, Selênio, Fósforo e Cobre.

Além de todos os benefícios citados acima, a aveia também é uma aliada na prevenção de tumores, já que suas fibras contribuem para a defesa do intestino. Os compostos cancerígenos que se formam durante o processo digestivo das gorduras são eliminados graças às fibras, já que elas se ligam a essas substâncias, contribuindo para a anulação de seus efeitos.

Tabela Nutricional da Aveia

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Tabela Nutricional da Aveia
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